Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/80744
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Daniel Santos Braga | pt_BR |
dc.creator | Amanda Tolomelli Brescia | pt_BR |
dc.creator | Dina Mara Pinheiro Dantas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:11:31Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T18:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.citation.volume | 39 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 25 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122539 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-4193 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/80744 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to identify the access and use of devices and the internet by professors and undergraduate students of the State University of Minas Gerais, during the covid-19 pandemic. A questionnaire was applied, to which 229 teachers and 669 students answered. It was identified that Remote Education required pedagogical adaptations, as well as acquisitions or improvements of technological devices and internet networks. It was also possible to trace the socio-economic profile of the students and demonstrated the inequalities of educational opportunities experienced. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de Covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou-se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil sócio-econômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acesso às tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades de oportunidades educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Access and use of technological devices and internet in higher education in Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5075-4570 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1578-1474 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8704-0675 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet.pdf | 502.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.