Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80744
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDaniel Santos Bragapt_BR
dc.creatorAmanda Tolomelli Bresciapt_BR
dc.creatorDina Mara Pinheiro Dantaspt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T18:11:31Z-
dc.date.available2025-03-18T18:11:31Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.citation.volume39pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doihttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122539pt_BR
dc.identifier.issn2447-4193pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80744-
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify the access and use of devices and the internet by professors and undergraduate students of the State University of Minas Gerais, during the covid-19 pandemic. A questionnaire was applied, to which 229 teachers and 669 students answered. It was identified that Remote Education required pedagogical adaptations, as well as acquisitions or improvements of technological devices and internet networks. It was also possible to trace the socio-economic profile of the students and demonstrated the inequalities of educational opportunities experienced.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de Covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou-se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil sócio-econômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesso às tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDesigualdades de oportunidades educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAcesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAccess and use of technological devices and internet in higher education in Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5075-4570pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1578-1474pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8704-0675pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet.pdf502.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.