Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/80764
Type: Artigo de Periódico
Title: Integração das ações do Programa Saúde na Escola entre profissionais da saúde e da educação: um estudo de caso em Belo Horizonte, Minas Gerais
Other Titles: Integration of School Health Program actions among health and education professionals: a case study in Belo Horizonte, Minas Gerais
Authors: Fernanda Piana Santos Lima de Oliveira
Andréa Maria Duarte Vargas
Zulmira Hartz
Sónia Maria Ferreira Dias
Efigênia Ferreira e Ferreira
Abstract: O Programa Saúde na Escola tem como meta a construção de escolas saudáveis. Estudo de caso, de abordagem qualitativa com intenção de identificar e compreender como se comportam, no esforço de integração, profissionais envolvidos no Programa Saúde na Escola, a partir de sua inserção nas atividades preconizadas. Após construção do modelo lógico do programa, foi realizado consenso com experts para elaboração de matriz de indicadores, originando roteiro semiestruturado. Foram realizadas 25 entrevistas, nas Unidades Básicas de Saúde e Escolas de Ensino Fundamental, além das Gerências Regionais da Saúde e da Educação. As práticas foram consideradas multissetoriais, sem soma de esforços e coparticipação efetiva, sendo planejadas por um único setor ou profissional; os gaps existentes são reconhecidos tanto quanto a importância do programa; as práticas acontecem com baixo vínculo entre equipes. A forma fragmentada de perceber os problemas dos escolares dificulta essa integração.
Abstract: The School Health Program aims to build healthy schools. This qualitative case study aimed to identify and understand how professionals involved in the School Health Program behave in the integration based on their inclusion in the recommended activities. The consensus was reached with experts to develop a matrix of indicators after building the Program’s logical model, resulting in a semi-structured roadmap. Twenty-five interviews were held in the Basic Health Units, Elementary Schools, and the Regional Health and Education Administrations. The practices were multisectoral, with no combined efforts and effective co-participation, planned by a single sector or professional, the existing gaps are recognized as much as the importance of the program, and the practices are implemented with a low bond between teams. The fragmented perception of students’ problems hinders this integration.
Subject: Colaboração intersetorial
Serviços de saúde escolar
Promoção da saúde
Assistência integral à saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E305
URI: http://hdl.handle.net/1843/80764
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/7256/1674
metadata.dc.relation.ispartof: Saúde em Debate
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