Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80767
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Élder Antônio Sousa e Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399257911324757pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rafaella Cardoso Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Samuel José de Melo Reis Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Valentin da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Cleber Cunha Figueredopt_BR
dc.creatorAdriana Reis Santos Cardosopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222289422382057pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T16:26:08Z-
dc.date.available2025-03-19T16:26:08Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80767-
dc.description.abstractIn high school, botany is one of the areas of biology whose content is usually not addressed by teachers or worked in the final stage of the school year. Studies point out that methods with a decontextualized approach contribute to leaving the classes uninteresting, which seems to be one of the causes of the rejection of teachers and students themselves. Many researchers report activities that contribute to the teaching/learning of botany. Among the resources, the textbook is the most used by the teachers to prepare their classes. In this sense, this work aimed to analyze the theme “plant life cycles” in the four textbooks most chosen according to Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Given the analysis, it was found that the books have conceptual errors and generalizations, as well as misconceptions in the images that make learning difficult. To not pass on erroneous or contradictory information to students, it is indispensable the careful analysis of the works and the constant theoretical and practical formation of the teacher, updating concepts. As teaching strategies, an activity was proposed with the use of images showing the changes occurred in the gametophytic and sporophytic generations of the plant groups, as well as a pedagogical game that addresses the biological cycles of plants. According to the students' reports, the use of images made possible to establish a relationship between the concepts apprehended and the daily experience. In the application of the game the participation of students was intense and clearly demonstrated the interest in showing the knowledge acquired. Both strategies were relevant in teaching this subject, stimulating the students' interest. However, the teacher's role was fundamental in this process.pt_BR
dc.description.resumoNo Ensino Médio, a Botânica é uma das áreas da Biologia cujo conteúdo geralmente não é abordado pelos professores ou trabalhado na etapa final do ano letivo. Estudos apontam que métodos com abordagem descontextualizada, contribuem para deixar as aulas desinteressantes, o que parece ser uma das causas da rejeição dos próprios docentes e dos discentes. Muitos pesquisadores relatam atividades que contribuem para o ensino/aprendizagem de Botânica. Dentre os recursos, o livro didático é o mais utilizado pelo professor para preparar suas aulas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o tema “ciclos de vida das plantas”, nos quatro livros didáticos mais escolhidos de acordo com PNLD 2018. Diante a análise, verificou-se que os livros apresentam erros e generalizações conceituais, além de equívocos nas imagens que dificultam o aprendizado. Para que não sejam repassadas informações errôneas ou contraditórias aos alunos, a análise criteriosa das obras e a constante atualização e formação teórica e prática do professor são indispensáveis. Como estratégias de ensino, foram propostas uma atividade com a utilização de imagens mostrando as mudanças ocorridas nas gerações gametofíticas e esporofíticas dos grupos vegetais, além de um jogo pedagógico, que aborda os ciclos biológicos das plantas. De acordo com os relatos dos alunos, a utilização de imagens permitiu estabelecer relação entre os conceitos apreendidos e a vivência cotidiana. Na aplicação do jogo a participação dos alunos foi intensa e nítido o interesse em demonstrar os conhecimentos adquiridos. Ambas estratégias foram relevantes no ensino desse assunto, estimulando o interesse dos alunos, no entanto, o papel do professor foi fundamental nesse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectReprodução das plantaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherBotânicapt_BR
dc.subject.otherReprodução vegetalpt_BR
dc.subject.otherLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherJogos pedagógicospt_BR
dc.titleOs ciclos de vida dos vegetais: análise nos livros didáticos do ensino médio e estratégias pedagógicas para o ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe life cycles of vegetables: analysis in high school textbooks and pedagogical strategies for teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5339-9703pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PROFBIO Adriana Reis 24 fev 25 Repositório.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.