Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80767
Tipo: Dissertação
Título: Os ciclos de vida dos vegetais: análise nos livros didáticos do ensino médio e estratégias pedagógicas para o ensino
Título(s) alternativo(s): The life cycles of vegetables: analysis in high school textbooks and pedagogical strategies for teaching
Autor(es): Adriana Reis Santos Cardoso
Primeiro Orientador: Élder Antônio Sousa e Paiva
Primeiro Coorientador: Rafaella Cardoso Ribeiro
Primeiro membro da banca : Samuel José de Melo Reis Gonçalves
Segundo membro da banca: Adriano Valentin da Silva
Terceiro membro da banca: Cleber Cunha Figueredo
Resumo: No Ensino Médio, a Botânica é uma das áreas da Biologia cujo conteúdo geralmente não é abordado pelos professores ou trabalhado na etapa final do ano letivo. Estudos apontam que métodos com abordagem descontextualizada, contribuem para deixar as aulas desinteressantes, o que parece ser uma das causas da rejeição dos próprios docentes e dos discentes. Muitos pesquisadores relatam atividades que contribuem para o ensino/aprendizagem de Botânica. Dentre os recursos, o livro didático é o mais utilizado pelo professor para preparar suas aulas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o tema “ciclos de vida das plantas”, nos quatro livros didáticos mais escolhidos de acordo com PNLD 2018. Diante a análise, verificou-se que os livros apresentam erros e generalizações conceituais, além de equívocos nas imagens que dificultam o aprendizado. Para que não sejam repassadas informações errôneas ou contraditórias aos alunos, a análise criteriosa das obras e a constante atualização e formação teórica e prática do professor são indispensáveis. Como estratégias de ensino, foram propostas uma atividade com a utilização de imagens mostrando as mudanças ocorridas nas gerações gametofíticas e esporofíticas dos grupos vegetais, além de um jogo pedagógico, que aborda os ciclos biológicos das plantas. De acordo com os relatos dos alunos, a utilização de imagens permitiu estabelecer relação entre os conceitos apreendidos e a vivência cotidiana. Na aplicação do jogo a participação dos alunos foi intensa e nítido o interesse em demonstrar os conhecimentos adquiridos. Ambas estratégias foram relevantes no ensino desse assunto, estimulando o interesse dos alunos, no entanto, o papel do professor foi fundamental nesse processo.
Abstract: In high school, botany is one of the areas of biology whose content is usually not addressed by teachers or worked in the final stage of the school year. Studies point out that methods with a decontextualized approach contribute to leaving the classes uninteresting, which seems to be one of the causes of the rejection of teachers and students themselves. Many researchers report activities that contribute to the teaching/learning of botany. Among the resources, the textbook is the most used by the teachers to prepare their classes. In this sense, this work aimed to analyze the theme “plant life cycles” in the four textbooks most chosen according to Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Given the analysis, it was found that the books have conceptual errors and generalizations, as well as misconceptions in the images that make learning difficult. To not pass on erroneous or contradictory information to students, it is indispensable the careful analysis of the works and the constant theoretical and practical formation of the teacher, updating concepts. As teaching strategies, an activity was proposed with the use of images showing the changes occurred in the gametophytic and sporophytic generations of the plant groups, as well as a pedagogical game that addresses the biological cycles of plants. According to the students' reports, the use of images made possible to establish a relationship between the concepts apprehended and the daily experience. In the application of the game the participation of students was intense and clearly demonstrated the interest in showing the knowledge acquired. Both strategies were relevant in teaching this subject, stimulating the students' interest. However, the teacher's role was fundamental in this process.
Assunto: Ensino - Biologia
Botânica
Reprodução vegetal
Livro didático
Jogos pedagógicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80767
Data do documento: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROFBIO Adriana Reis 24 fev 25 Repositório.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.