Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/80808
Type: Dissertação
Title: Desempenho motor, processamento sensorial e autocuidado em crianças pré-termo e a termo na idade escolar: estudo exploratório
Other Titles: Motor performance, sensory processing and self-care in preterm and full-term school-age children: an exploratory study
Authors: Larissa Alves Godinho
First Advisor: Lívia de Castro Magalhães
First Co-advisor: Maíra Ferreira do Amaral
First Referee: Suelen Rosa de Oliveira
Second Referee: Rafael Coelho Magalhães
Abstract: Introdução: No Brasil mais de 12% dos bebês nascem prematuramente, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação. Com o avanço do cuidado neonatal, a taxa de sobrevivência de bebês pré-termo tem aumentado ao longo das últimas décadas, mas, como a prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento infantil, o cuidado deve também se voltar para o desenvolvimento da criança pré-termo. Há muitos estudos sobre o impacto da prematuridade em diversas áreas do desenvolvimento infantil. Esses estudos, no entanto, em sua maioria, são feitos em países de alta renda, havendo poucos dados sobre o desenvolvimento de crianças pré-termo de países de baixa e média renda, nos quais as crianças estão expostas a cuidados e condições menos favoráveis. Assim, torna-se necessário realizar mais estudos sobre os impactos da prematuridade no desenvolvimento da criança em países de baixa e média renda, que podem auxiliar no direcionamento dos cuidados voltados para este público. O presente estudo se insere em um projeto em andamento, voltado para avaliar os impactos da prematuridade no desenvolvimento infantil e investigar a percepção das mães e das crianças sobre a prematuridade, Projeto Nascer Antes do Tempo. Objetivos: Investigar os impactos da prematuridade nas habilidades motoras, no processamento sensorial e no autocuidado por meio da comparação entre crianças nascidas pré-termo e a termo com idade de 6 a 8 anos. Um objetivo adicional foi recalcular tamanho amostral e avaliar as características da amostra visando a conclusão do projeto Nascer Antes do Tempo. Método: Estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo, no qual foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: ficha de dados, que incluiu o Critério de Classificação Econômica Brasil, Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM), Perfil Sensorial 2 – Abreviado (PS2-A), Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade – Testagem Computadorizada Adaptativa (PEDI-CAT) e Kaufman Brief Intlligence Test – 2nd edition (KBIT-2). Foram avaliadas 73 crianças, das quais 42 pré-termo (idade gestacional - IG = 29,67 ±2,44 semanas e peso ao nascimento - PN = 1260,85 ±356,78g) e 31 nascidas a termo (IG = 38,95 ±1,36 semanas, PN = 3264,00 ±477,85g). Os dados dos grupos foram submetidos ao teste t-student para comparação das médias das pontuações nos instrumentos de avaliação e teste qui-quadrado para variáveis categóricas, quando aplicável. O tamanho do efeito, d de Cohen, bem como o poder estatístico da amostra foram calculados, visando avaliar adequação do tamanho amostral previsto para o projeto original. Correlação de Spearman foi utilizada para investigar a relação entre IG e as variáveis em estudo. Resultados: Não houve diferenças significativas entre os grupos quanto à idade, gênero e nível educacional materno, mas o grupo a termo teve nível econômico mais alto. Foram encontradas diferenças significativas, entre os grupos pré-termo e a termo no desempenho motor (ACOORDEM), no processamento sensorial (PS2-A) e nas habilidades de autocuidado (PEDI-CAT), com pior desempenho no grupo pré-termo. O tamanho de efeito foi alto para as variáveis principais, com bom poder estatístico, resultando em estimativas de tamanho amostral menores que estimado a priori. Coeficientes de correlação variando de 0,41-0,61 indicam associação razoável a boa entre idade gestacional e o desempenho motor, funcional e processamento sensorial. Conclusão: O grupo pré-termo apresentou pior desempenho em todas as áreas avaliadas. Os tamanhos do efeito foram grandes, o que possivelmente se relaciona ao fato de serem crianças, que embora frequentem programas de seguimento, têm menor acesso a serviços de intervenção. Parte do efeito pode, também, estar relacionado ao nível econômico mais elevado do grupo a termo, o que deve ser considerado na continuidade do projeto Nascer Antes do Tempo. O tamanho amostral foi adequado, o que sugere que o projeto pode ser concluído com amostra menor do que a prevista, sendo necessário investir na equivalência do nível econômico nos grupos. Embora o estudo tenha limitações, os resultados reforçam tanto a necessidade do seguimento como de melhorar o acesso a programas de intervenção voltados para apoiar o desenvolvimento de crianças nascidas prematuramente.
Abstract: Introduction: In Brazil, more than 12% of babies are born prematurely, before 37 weeks of gestation. With the advance of neonatal care, the survival rate of preterm babies has increased over the last few decades, but as prematurity is a risk factor for child development, care should also focus on the development of preterm child. There are several studies on the impact of prematurity on various areas of child development. However, most of these studies have been carried out in high-income countries, and there is little data on the development of preterm in low- and middle-income countries, where children are exposed to less favorable care and conditions. This makes it necessary to carry out more studies on the impact of prematurity on the development of children in low- and middle-income countries, which can help direct care for this population. This study is part of an ongoing project aimed at assessing the impacts of prematurity on child development and investigating the perceptions of mothers and children about prematurity, the Born Ahead of Time Project. Objectives: To investigate the impacts of prematurity on motor skills, sensory processing and self-care by comparing children born preterm and full-term at ages 6 to 8 years old. An additional objective was to recalculate the sample size and evaluate the characteristics of the sample with a view to concluding the Birth Before Agead of Time project. Methods: Quantitative, cross-sectional, observational and descriptive study, in which the following instruments were used for data collection: sample characterization form, which included the Brazil Economic Classification Criterion, the Assessment of Coordination and Motor Dexterity (ACOORDEM), Sensory Profile 2-Abbreviated (PS2-A), Pediatric Disability Assessment Inventory - Computerized Adaptive Testing (PEDI-CAT) and Kaufman Brief Intelligence Test - 2nd edition (KBIT-2). Seventy-three children were assessed, of whom 42 were preterm (gestational age - GA = 29.67 ±2.44 weeks and birth weight - BW = 1260.85 ±356.78g) and 31 were born at term (GA = 38.95 ±1.36 weeks, BW = 3264.00 ±477.85g). The data from the groups was submitted to the Student's t-test to compare the mean scores on the assessment instruments and the chi-square test for categorical variables, when applicable. The effect size, Cohen's d, as well as the statistical power of the sample were calculated to assess the adequacy of the sample size defined for the original project. Spearman's correlation was used to investigate the relationship between GA and the variables under study. Results: There were no significant differences between the groups in terms of age, gender and maternal educational level, but the term group had higher economic level. Significant differences were found between the preterm and term groups in motor performance (ACOORDEM), sensory processing (PS2-A) and self-care skills (PEDI-CAT), with worse performance in the preterm group. High effect size for the main variables, with good static power, resulted in smaller sample size estimates than calculated a priori. Correlation coefficients ranging from 0.41-0.61 indicate a reasonable to good association between gestational age and motor, functional and sensory processing performance. Conclusion: The preterm group performed worse in all the areas assessed. The effect sizes were large, which may be related to the fact that these are children who, although they attend follow-up programs, have less access to intervention services. Part of the effect may also be related to the higher economic level of the full-term group, which should be considered in the continuity of the Birth Before Ahead of Time Project. The sample size was adequate, which suggests that the project can be completed with a smaller sample than expected, and that it is necessary to invest in the equivalence of the economic level of the groups. Although the study has limitations, the results reinforce both the need for follow-up and to improve access to intervention programs aimed at supporting the development of children born prematurely.
Subject: Recém-nascido prematuro
Desenvolvimento infantil
Capacidade motora nas crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80808
Issue Date: 19-Dec-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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