Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80851
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A centralização das compras públicas como ferramenta de gestão estratégica: a experiência da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Yuri Lucan Marinho Guimarães
Primeiro Orientador: Luciano de Araújo Ferraz
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Eurico Bitencourt Neto
Resumo: Com o advento da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei 14.133/21, as contratações públicas são analisadas sob um viés estratégico, de modo que a necessidade de se planejar um procedimento licitatório se tornou uma ferramenta de governança pública. Nesse sentido, a centralização de compras pública se torna um mecanismo eficiente para que a Administração Pública alcance seus objetivos, mediante a agregação de demandas, buscando eficiência e economicidade, seja procedimental ou financeira. O objetivo central do trabalho é analisar as compras públicas realizadas pela Central de Compras da UFMG, considerando o histórico desde a sua criação, em 2022. Nesta pesquisa, serão analisadas as IRP’s (intenção de registro de preço), como mecanismo de contratualização interadministrativa, e os resultados da centralização das compras de bens de diversas unidades acadêmicas. propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar a existência de eficiência e economicidade, como princípios norteadores da atividade administrativa, nos processos de compras agregadas, a fim de gerar um feedback institucional.
Assunto: Direito administrativo - Brasil
Administração pública
Compras (Serviço público)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: DIREITO - FACULDADE DE DIREITO
Curso: Curso de Especialização em Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80851
Data do documento: 6-Fev-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Contratações Públicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.