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http://hdl.handle.net/1843/80877
Tipo: | Tese |
Título: | Hiperacusia e audição espacial em indivíduos com acuidade auditiva normal |
Autor(es): | Najlla Lopes de Oliveira Burle |
primer Tutor: | Patrícia Cotta Mancini |
primer Co-tutor: | Luciana Macedo de Resende |
Resumen: | INTRODUÇÃO: O Processamento Auditivo Central (PAC) refere-se à maneira como o sistema nervoso auditivo central processa e utiliza a informação auditiva. É uma função cerebral multidimensional, essencial para a compreensão auditiva. As habilidades auditivas envolvidas no PAC incluem localização sonora, figura-fundo auditiva, integração e separação binaural, ordenação e resolução temporal, interação binaural e fechamento auditivo. No Brasil, quando uma dessas habilidades apresentam alterações, é diagnosticado o Transtorno do Processamento Auditivo Central, que é identificado por meio de testes comportamentais específicos para avaliar cada habilidade auditiva. A audição espacial é outra habilidade auditiva muito importante, que envolve a interpretação dos caminhos espaciais pelos quais os sons chegam ao ouvinte. Existem três instrumentos disponíveis relacionados à audição espacial, sendo dois questionários e um teste, a saber: Listening in Spatialized Noise (LiSN), o Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ49) e sua versão reduzida de 12 questões (SSQ12), e o Spatial Hearing Questionnaire (SHQ). O LiSN está em processo de tradução e adaptação para o português brasileiro, porém, ainda não foi concluído. O SSQ, apesar de já possuir tradução e adaptação para o português brasileiro, é um questionário que não avalia exclusivamente a audição espacial. Por isso, devido à escassez de instrumentos validados, essa habilidade é pouco investigada no Brasil. A hiperacusia, por sua vez, é uma intolerância a sons altos, frequentemente associada a uma percepção anormal da intensidade do som. Estudos recentes mostram existir uma relação entre a hiperacusia e as habilidades envolvidas no PAC, incluindo a audição espacial. Indivíduos com hiperacusia, tanto adultos quanto crianças, tendem a evitar ambientes ruidosos, o que pode levar ao isolamento social. É importante que profissionais da saúde, como fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, compreendam bem a hiperacusia para fornecer orientações precisas aos pacientes, ajudando a minimizar os prejuízos causados e a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com essa condição. MÉTODOS: Trata-se de realização de dois estudos: um do tipo metodológico aprovado pelo Comitê de Ética da UFMG sob parecer número 3.605.895 e registro CAEE 17962919.6.0000, que envolveu a adaptação transcultural do Spatial Hearing Questionnaire para o português brasileiro. O outro estudo é do tipo qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Iowa sob número 201705760, a partir de grupo focal realizado com pacientes com hiperacusia atendidos na Clínica de Audiologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos. O estudo do tipo metodológico foi realizado no serviço de Audiologia do Hospital São Geraldo, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG. As pesquisadoras aguardavam a chegada dos indivíduos previamente agendados para realização do exame auditivo. Os pacientes foram submetidos aos exames de audiometria tonal, logoudiometria e imitanciometria, realizados pela fonoaudióloga do serviço de saúde auditiva. Após, indivíduos que apresentaram limiares auditivos iguais ou menores que 25 dB nas frequências de 250 a 8000 Hz, bem como curva timpanométrica tipo A, foram convidados a participar da pesquisa. Os indivíduos que concordaram em participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foram submetidos à aplicação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala Visual Analógica (EVA), o SSQ-12 e a versão brasileira do SHQ. Foram realizadas estatísticas descritivas e análises estatísticas por meio dos testes Shapiro-Wilk, Wilcoxon, Alfa de Cronbach e coeficiente de Spearman. O estudo do tipo qualitativo foi realizado com 11 indivíduos adultos que concordaram em participar de um grupo focal sobre hiperacusia na clínica de Audiologia da Universidade de Iowa em 2018. Os participantes foram alocados em uma sala de conferência confortável, silenciosa e bem iluminada no campus da Universidade de Iowa. A conversa iniciou com cada participante descrevendo sua história com a hiperacusia e como lidam com os desafios diários e, em seguida, os participantes foram submetidos a anamnese, que continham as informações demográficas do indivíduo e questões relacionadas à hiperacusia como sons que incomodam, fatores que possam ter desencadeado este sintoma, situações do cotidiano que são evitadas e possíveis estratégias para amenizar o desconforto. RESULTADOS: No estudo metodológico, participaram da pesquisa 126 indivíduos, 103 do gênero feminino e 23 do gênero masculino. A média de idade dos participantes foi de 39,4 anos, sendo o mínimo 18 e o máximo 76. Na etapa de validação semântica, realizada com 30 indivíduos, foi observado resultado superior a 80% de compreensão de todas as questões, não sendo necessário realizar ajustes na versão traduzida do instrumento. Em relação aos resultados no MEEM, foi observada nota mínima de 25 e máxima de 30, sendo a média 28,94 pontos. Na EVA, foi observada nota mínima de 0 e máxima de 10, sendo a média 2,4 pontos. A pontuação média do SHQ na amostra foi de 81,33 pontos, sendo 16 o valor mínimo encontrado e 100 o valor máximo. Para validação do SHQ, este foi reaplicado em 10% da amostra total (12 indivíduos) para verificar a consistência das respostas, respeitando um intervalo de sete a 14 dias entre as duas aplicações. Não foi verificada diferença estatisticamente significante nas respostas dos participantes entre os dois momentos, indicando boa consistência nas respostas (p=0,283). A confiabilidade do SHQ, SHQ reteste e SSQ12 foi estimada utilizando a análise da consistência interna por meio do Alfa de Cronbach, sendo que, quanto mais próximo de um, maior é a consistência das respostas. Foram encontrados resultados de Alfa de 0,97, 0,96 e 0,88, respectivamente, indicando alta consistência interna das questões. Na comparação das respostas das questões 6, 7 e 8 do SSQ12 com a pontuação total do SHQ, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes. Foi realizada a análise do SHQ, EVA, MEEM e as três questões do SSQ12 sobre audição espacial, comparando os indivíduos com e sem queixa auditiva e foi observada diferença estatisticamente significante em todos os instrumentos. No estudo qualitativo, as situações evitadas pelos 11 participantes do grupo focal foram analisadas, bem como as estratégias utilizadas por esses indivíduos para amenizar o desconforto causado pela hiperacusia. Foi produzido um artigo deste estudo, aceito para publicação no The Hearing Journal. CONCLUSÃO: A tradução, adaptação e validação do SHQ demonstrou alta confiabilidade, sendo este um instrumento confiável e válido para avaliar a autopercepção da audição espacial em indivíduos falantes do Português Brasileiro. A hiperacusia pode ser avaliada e acompanhada, no entanto, faz-se necessário maior conhecimento dos profissionais acerca do sintoma e estratégias de manejo para auxiliar os indivíduos que sofrem com a hiperacusia, a fim de reduzir o impacto causado pelos sons, evitando assim o isolamento social e melhorando sua qualidade de vida, bem como a função auditiva global. |
Abstract: | INTRODUCTION: Central Auditory Processing (CAP) refers to the way the central auditory nervous system processes and utilizes auditory information. It is a multidimensional brain function essential for auditory comprehension. The auditory skills involved in CAP include sound localization, auditory figure-ground, binaural integration and separation, temporal ordering and resolution, binaural interaction, and auditory closure. In Brazil, when one of these skills is impaired, it is diagnosed as Central Auditory Processing Disorder, identified through specific behavioral tests that assess each auditory skill. Spatial hearing is another crucial auditory skill, involving the interpretation of the spatial pathways through which sounds reach the listener. Three instruments related to spatial hearing are available, namely: Listening in Spatialized Noise (LiSN), the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ49) and its short 12-item version (SSQ12), and the Spatial Hearing Questionnaire (SHQ). The LiSN is currently being translated and adapted into Brazilian Portuguese but has not yet been completed. The SSQ, although already translated and adapted into Brazilian Portuguese, is a questionnaire that does not exclusively assess spatial hearing. Therefore, due to the scarcity of validated instruments, this skill is seldom investigated in Brazil. Hyperacusis, in turn, is an intolerance to loud sounds, often associated with an abnormal perception of sound intensity. Recent studies show a relationship between hyperacusis and the skills involved in CAP, including spatial hearing. Individuals with hyperacusis, both adults and children, tend to avoid noisy environments, which can lead to social isolation. It is important for health professionals, such as speech-language pathologists and otolaryngologists, to have a thorough understanding of hyperacusis to provide accurate guidance to patients, helping to minimize the associated detriments and improve the quality of life of individuals with this condition. |
Asunto: | Audição Transtornos da audição Fonoaudiologia Hiperacusia Percepção auditiva Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80877 |
Fecha del documento: | 12-sep-2024 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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