Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/80895
Type: | Dissertação |
Title: | Literacia (trans) midiática e desinformação à luz da BNCC : abordagem de crise epistêmica no ensino médio de uma escola pública |
Other Titles: | (Trans) media literacy and disinformation in light of the BNCC : approaching the epistemic crisis in high school education at a public school |
Authors: | Diego Sebastião de Deus |
First Advisor: | Geane Carvalho Alzamora |
First Referee: | Carlos Alberto de Carvalho |
Second Referee: | Sara de Jesus Gomes Pereira |
Abstract: | O objetivo do estudo foi compreender e analisar de que maneira professores de Língua Portuguesa do ensino médio de uma escola pública acionam didaticamente noções de literacia midiática, à luz de diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seus planos de aula para discussões relacionadas à desinformação no cenário de crise epistêmica. A abordagem metodológica priorizou os docentes, mas englobou os alunos para avaliar como eles percebem a crise epistêmica que permeia a desinformação na contemporaneidade. A estratégia metodológica englobou fase exploratória; trabalho de campo, por meio de um estudo de caso e; tratamento e análise do material. Para a articulação entre desinformação e crise epistêmica, bem como o papel da literacia midiática, levou-se em conta a noção de literacia transmídia por entendermos que essa perspectiva é mais apropriada para compreender a lógica de propagação multiplataforma de desinformação. O estudo de campo foi dividido em três fases: 1) Diagnóstico, que consiste em: a) entrevistas individuais com as docentes participantes para averiguar possíveis desafios para implementar o tema desinformação em sala de aula, a partir da BNCC e o consumo midiático e informacional das professoras; b) grupos focais com estudantes para aferir como costumam se informar e o nível de confiança sobre instituições epistêmicas e democráticas; II) Preparação didática, que consistiu em: a) Oficinas às docentes para oferecer suportes teórico-metodológicos para que pudessem elaborar planos de aula voltados para o tema desinformação; b) Análise dos planos de aula à luz das diretrizes da BNCC, previstas no campo jornalístico/midiático em Língua Portuguesa e o acionamento de habilidades transmidiáticas propostas por Scolari (2018); III) Avaliação, que baseou-se em: a) realização de entrevistas individuais com as docentes para ouvi-las quanto à participação no estudo e discutir a autoavaliação da aula; b) aplicação de questionário aos estudantes sobre o trabalho realizado. Os resultados revelam que, para os estudantes, a crise epistêmica emerge do descrédito e desconfiança em instituições jornalísticas e jurídicas. Por outro lado, os estudantes dizem confiar e, portanto, demonstram reconhecer como autoridades epistêmicas, os professores e as escolas. Nesse sentido, tanto a instituição escola, quanto os professores, demonstram ter capacidade para atuar como contraponto à propagação da desinformação em cenário de crise epistêmica. A pesquisa evidenciou que as professoras participantes acionaram diversas noções voltadas à literacia midiática em seus planos de aula sobre desinformação alinhadas às premissas da BNCC, com pouco incidência da literacia transmidiática, que se revela pertinente e eficiente para o universo investigado. Constatou-se que os itens 2 e 5 do campo jornalístico-midiático da BNCC, focados na discussão de temas relevantes pautados pela mídia jornalística contemporaneamente, sobressaíram-se nos planos analisados. No que se refere ao acionamento das dimensões e habilidades transmidiáticas, ficou nítida a prioridade das dimensões Mídia e Tecnologia e Ideologia e Ética. Ainda assim, sugere-se, com base nos resultados, que a dimensão Ideologia e Ética seja também priorizada em futuras ações para que os alunos consigam desenvolver habilidades capazes ajudá-los a enfrentar questões sintomáticas da crise epistêmica ante o problema da desinformação. Finalmente, vislumbramos como sugestão a futuras investigações, o aprofundamento de aspectos próprios da literacia transmidiática em desinformação, de modo a colocar o fenômeno em primeiro plano e utilizá-lo como balizador de questões relevantes à construção de uma formação cívica e crítica para os jovens, levando em conta aspectos éticos do consumo e produção de informações no ambiente digital conforme os hábitos de consumo prioritários da juventude, bastante afeita à literacia transmidiática. |
Abstract: | The aim of this study was to understand and analyze how Portuguese language teachers in a public high school didactically apply notions of media literacy, in light of the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) in their lesson plans for discussions related to disinformation in the context of an epistemic crisis. The methodological approach prioritized teachers, but included students to assess how they perceive the epistemic crisis that permeates disinformation in contemporary times. The methodological strategy included an exploratory phase; fieldwork, through a case study; and treatment and analysis of the material. To articulate disinformation and epistemic crisis, as well as the role of media literacy, the notion of transmedia literacy was taken into account, as we understand that this perspective is more appropriate to understand the logic of multiplatform propagation of disinformation. The field study was divided into three phases: 1) Diagnosis, which consists of: a) individual interviews with the participating teachers to investigate possible challenges in implementing the topic of disinformation in the classroom, based on the BNCC and the teachers' media and information consumption; b) focus groups with students to assess how they usually get information and their level of trust in epistemic and democratic institutions; II) Didactic preparation, which consisted of: a) Workshops for the teachers to offer theoretical and methodological support so that they could develop lesson plans focused on the topic of disinformation; b) Analysis of the lesson plans in light of the BNCC guidelines, provided for in the journalistic/media field in Portuguese Language and the activation of transmedia skills proposed by Scolari (2018); III) Evaluation, which was based on: a) conducting individual interviews with the teachers to hear them about their participation in the study and discuss the self-evaluation of the class; b) application of a questionnaire to students about the work carried out. The results reveal that, for students, the epistemic crisis emerges from the discredit and distrust in journalistic and legal institutions. On the other hand, students say they trust and, therefore, demonstrate that they recognize teachers and schools as epistemic authorities. In this sense, both the school institution and the teachers demonstrate that they have the capacity to act as a counterpoint to the spread of disinformation in a scenario of epistemic crisis. The research showed that the participating teachers used several notions focused on media literacy in their lesson plans on disinformation aligned with the premises of the BNCC, with little incidence of transmedia literacy, which proves to be relevant and efficient for the universe investigated. It was found that items 2 and 5 of the journalistic-media field of the BNCC, focused on the discussion of relevant themes guided by contemporary journalistic media, stood out in the plans analyzed. Regarding the activation of transmedia dimensions and skills, the priority of the Media and Technology and Ideology and Ethics dimensions was clear. Nevertheless, based on the results, we suggest that the Ideology and Ethics dimension should also be prioritized in future actions so that students can develop skills that can help them face symptomatic issues of the epistemic crisis in the face of the problem of disinformation. Finally, we envision as a suggestion for future research the deepening of specific aspects of transmedia literacy in disinformation, in order to place the phenomenon in the foreground and use it as a guide for issues relevant to the construction of civic and critical education for young people, taking into account ethical aspects of the consumption and production of information in the digital environment according to the priority consumption habits of young people, who are very fond of transmedia literacy. |
Subject: | Comunicação - Teses Desinformação - Teses Base Nacional Comum Curricular - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80895 |
Issue Date: | 13-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final..pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License