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http://hdl.handle.net/1843/80999
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação personalizada para adultos: capacitação baseada em Neurociências e Tecnologias Digitais |
Authors: | Marconi de Oliveira Júnior |
First Advisor: | Carlos Alberto Gonçalves |
First Referee: | Ricardo de Oliveira Duarte |
Second Referee: | Joana D'Arc Assunção Nogueira de Oliveira |
Third Referee: | Renato Cesar Cardoso |
Abstract: | Este trabalho investiga a interseção entre neurociências, educação e tecnologias digitais com recorte em educação personalizada para adultos, explorando como agentes inteligentes podem atuar como tutores digitais no ensino andragógico. Fundamentado em princípios neurocientíficos como neurodesenvolvimento, neuroplasticidade, memória, funções executivas e regulação emocional, o estudo demonstra como esses conceitos podem ser integrados para potencializar a aprendizagem em adultos. A escolha do ensino personalizado como tema central parte da constatação de que abordagens educacionais tradicionais falham em atender às demandas contemporâneas, exigindo práticas adaptáveis e tecnológicas. A pesquisa adota uma metodologia composta por revisão narrativa da literatura sobre aplicação de conceitos das neurociências às práticas educacionais e uma revisão sobre os avanços em inteligência artificial e suas aplicações no aprendizado. Destacam-se as contribuições de tutores digitais baseados em IA e que consideram conceitos neurocientíficos no processo de ensino para o aprendizado adaptativo. Esses agentes são capazes de oferecer recomendações personalizadas, reforçar conteúdos em áreas de dificuldade e promover engajamento por meio de estratégias motivacionais intrínsecas e extrínsecas. A análise aponta que a colaboração entre educadores e agentes digitais permite um ensino híbrido eficaz, no qual o papel do professor se transforma de transmissor de conhecimento para mediador do processo de aprendizagem. Em termos de viabilidade prática, o trabalho apresenta propostas para o desenvolvimento de tutores digitais baseados em princípios neurocientíficos, abordando o impacto da IA na formação de competências cognitivas e socioemocionais. Embora o uso de agentes inteligentes traga benefícios, o trabalho também enfatiza os desafios associados à implementação desses sistemas. São abordadas questões como a dependência tecnológica, a possibilidade de desumanização do ensino e a necessidade de regulamentação ética para evitar desigualdades educacionais. Mesmo com essas limitações, conclui-se que a convergência entre neurociências, educação e tecnologias digitais representa um avanço significativo para a educação do século XXI. |
Abstract: | This study investigates the intersection of neuroscience, education, and digital technologies, focusing on personalized education for adults and exploring how intelligent agents can act as digital tutors in andragogical teaching. Grounded in neuroscientific principles such as neurodevelopment, neuroplasticity, memory, executive functions, and emotional regulation, the research demonstrates how these concepts can be integrated to enhance adult learning. The choice of personalized education as the central theme arises from the observation that traditional educational approaches fail to meet contemporary demands, necessitating adaptable and technological practices. The methodology consists of a narrative literature review on the application of neuroscience concepts to educational practices and an analysis of advances in artificial intelligence and its applications in learning. The study highlights the contributions of AI-based digital tutors incorporating neuroscientific concepts to support adaptive learning processes. These agents provide personalized recommendations, reinforce content in areas of difficulty, and promote engagement through intrinsic and extrinsic motivational strategies. The analysis shows that collaboration between educators and digital agents enables effective hybrid teaching, transforming the teacher's role from knowledge transmitter to learning mediator. In practical terms, the study presents proposals for developing digital tutors based on neuroscientific principles, addressing the impact of AI on the development of cognitive and socio-emotional skills. While the use of intelligent agents offers clear benefits, the research also emphasizes challenges such as technological dependence, the risk of dehumanizing education, and the need for ethical regulation to prevent educational inequalities. Despite these limitations, the study concludes that the convergence of neuroscience, education, and digital technologies represents a significant advancement for 21st-century education. |
Subject: | Neurociências Educação de adultos Inteligência Artificial Tecnologia digital |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80999 |
Issue Date: | 4-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Especialização em Neurociências e suas Fronteiras |
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