Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81112
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Caminhos antirracistas na Educação Física escolar: revisitando periódicos
Autor(es): Mateus Marçal Ferreira
primer Tutor: Marie Luce Tavares
primer miembro del tribunal : Izau Veras Gomes
Resumen: A proposta foi um trabalho que relacione e discuta as possibilidades antirracistas na educação física escolar identificando e analisando quais os saberes estão sendo construídos e discutidos nos artigos das revistas Motricidades, Movimenta, Motriz e Motrivivência, acerca da pauta antirracista na educação física da educação básica, para que encontremos caminhos que auxiliam no dia a dia da(o) professora(o) no chão da escola, para contribuir na promoção de um debate antirracista na educação física escolar. Ajudando-nos a reconhecer o racismo como um problema social, indicando que a educação física pode promover espaços de diálogo e reflexão, ressignificando a aprendizagem para valorizar a presença da cultura afro-brasileira. Ampliando o repertório cultural, com inserção da história afro-brasileira e africana, incentivando sempre a autonomia juntamente com empatia e respeito.
Abstract: The proposal was a work that relates and discusses the anti-racist possibilities in school physical education, identifying and analyzing which knowledge is being constructed and discussed in the articles of the magazines Motricidades, Movimenta, Motriz and Motrivivência, about the anti-racist agenda in basic education physical education, so that we can find ways that help the teacher's daily life in the school floor, to contribute to the promotion of an anti-racist debate in school physical education. Helping us to recognize racism as a social problem, indicating that physical education can promote spaces for dialogue and reflection, redefining learning to value the presence of Afro-Brazilian culture. Expanding the cultural repertoire, with the insertion of Afro-Brazilian and African history, always encouraging autonomy together with empathy and respect.
Asunto: Educação Física
Educação Física (Ensino Fundamental)
Antirracismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Educação Física Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81112
Fecha del documento: 8-feb-2025
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação Física Escolar

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Mateus Marçal Ferreira TCC.pdf509.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.