Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/81112
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Caminhos antirracistas na Educação Física escolar: revisitando periódicos |
Autor(es): | Mateus Marçal Ferreira |
Primeiro Orientador: | Marie Luce Tavares |
Primeiro membro da banca : | Izau Veras Gomes |
Resumo: | A proposta foi um trabalho que relacione e discuta as possibilidades antirracistas na educação física escolar identificando e analisando quais os saberes estão sendo construídos e discutidos nos artigos das revistas Motricidades, Movimenta, Motriz e Motrivivência, acerca da pauta antirracista na educação física da educação básica, para que encontremos caminhos que auxiliam no dia a dia da(o) professora(o) no chão da escola, para contribuir na promoção de um debate antirracista na educação física escolar. Ajudando-nos a reconhecer o racismo como um problema social, indicando que a educação física pode promover espaços de diálogo e reflexão, ressignificando a aprendizagem para valorizar a presença da cultura afro-brasileira. Ampliando o repertório cultural, com inserção da história afro-brasileira e africana, incentivando sempre a autonomia juntamente com empatia e respeito. |
Abstract: | The proposal was a work that relates and discusses the anti-racist possibilities in school physical education, identifying and analyzing which knowledge is being constructed and discussed in the articles of the magazines Motricidades, Movimenta, Motriz and Motrivivência, about the anti-racist agenda in basic education physical education, so that we can find ways that help the teacher's daily life in the school floor, to contribute to the promotion of an anti-racist debate in school physical education. Helping us to recognize racism as a social problem, indicating that physical education can promote spaces for dialogue and reflection, redefining learning to value the presence of Afro-Brazilian culture. Expanding the cultural repertoire, with the insertion of Afro-Brazilian and African history, always encouraging autonomy together with empathy and respect. |
Assunto: | Educação Física Educação Física (Ensino Fundamental) Antirracismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Educação Física Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81112 |
Data do documento: | 8-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Física Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mateus Marçal Ferreira TCC.pdf | 509.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.