Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/81120
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Aiming higher (unidade didática para o ensino de inglês) |
Other Titles: | Mirando mais alto (didactic unit for English teaching) |
Authors: | Alvaro Faria de Oliveira |
First Advisor: | Luciana de Oliveira Silva |
First Referee: | Júnia de Carvalho Fidélis Braga |
Second Referee: | Valdeni da Silva Reis |
Abstract: | Esta monografia, intitulada Aiming Higher, apresenta o desenvolvimento de duas unidades didáticas, cada uma acompanhada de um guia do professor. Destinadas a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma escola regular, essas unidades têm como objetivo desenvolver a competência comunicativa por meio de temas relevantes e envolventes. Os temas abordados—documentários sobre a vida selvagem e influenciadores digitais—foram escolhidos por sua familiaridade e relevância para estudantes de 13 e 14 anos. Os gêneros discursivos explorados incluem narração de documentários e colunas de conselhos online, proporcionando aos alunos contextos reais para o uso da língua. A estrutura das unidades segue uma abordagem comunicativa, incorporando atividades pré, durante e pós em todas as quatro habilidades linguísticas: leitura, escuta, fala e escrita. A gramática é introduzida de forma indutiva, permitindo que os alunos deduzam as regras a partir do contexto. Os principais elementos gramaticais trabalhados incluem o Present Continuous (tanto para ações em andamento quanto para planos futuros) e os verbos modais should e must (para dar conselhos e expressar obrigações). Além do ensino da língua, as unidades abordam temas mais amplos, como a extinção de animais e a influência digital, incentivando o pensamento crítico e debates significativos. O design pedagógico das unidades está alinhado à abordagem Comunicativa (CLT - Communicative Language Teaching), enfatizando a interação, o uso da língua em contextos reais e o envolvimento ativo dos alunos. Materiais autênticos, curiosidades e atividades interativas incentivam a participação ativa. As unidades também seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que a instrução da língua esteja de acordo com os padrões educacionais nacionais. Em última análise, Aiming Higher busca criar uma experiência de aprendizado dinâmica e relevante, integrando práticas comunicativas, temas significativos e metodologias centradas no aluno. O objetivo é aprimorar a capacidade dos alunos de usar o inglês em contextos práticos, promovendo tanto a proficiência linguística quanto a consciência crítica. |
Abstract: | This monograph, titled Aiming Higher, presents the development of two didactic units, each accompanied by a teacher’s guide. Designed for 8th and 9th-grade students in a regular school setting, these units aim to foster communicative competence through relevant and engaging topics. The themes explored—wildlife documentaries and internet influencers—were chosen based on their familiarity and relevance to students aged 13 and 14. The discourse genres within these themes include documentary narration and online advice columns, providing students with real-world contexts for language use. The structure of the units follows a communicative approach, incorporating pre-, during-, and post-activities for all four language skills: reading, listening, speaking, and writing. Grammar is introduced inductively, allowing students to infer rules from context. Key grammatical elements include the Present Continuous (both for ongoing actions and future arrangements) and the modal verbs should and must (for giving advice and expressing obligation). In addition to linguistic instruction, the units address broader topics such as animal extinction and the impact of online influence, promoting critical thinking and meaningful discussions. The pedagogical design aligns with the Communicative Language Teaching (CLT) approach, emphasizing interaction, real-life language use, and student engagement. Authentic materials, fun facts, and interactive tasks encourage active participation. The units also adhere to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) standards, ensuring that language instruction meets national educational guidelines. Ultimately, Aiming Higher seeks to create a dynamic and relevant learning experience by integrating communicative practices, meaningful themes, and student-centered methodologies. The objective is to enhance students' ability to use English in practical contexts, fostering both linguistic proficiency and critical awareness. |
Subject: | Língua inglesa – Estudo e ensino |
language: | eng |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | AAS - ASSESSORIA DE AÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Inglesa |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81120 |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Oficial - Alvaro Oliveira (finalizado e numerado).pdf | 21.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.