Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81138
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Mudanças climáticas : dinâmicas de uma oficina sobre evidências e negacionismo |
Título(s) alternativo(s): | Climate change : dynamics of an workshop on evidence and denialism |
Autor(es): | Leonardo Gabriel Diniz |
primer Tutor: | Silvania Sousa do Nascimento |
Resumen: | Após sobrevivermos ao negacionismo promovido pelo governo Bolsonaro na pandemia de Covid-19, o negacionismo climático ainda é um grave problema. Mesmo não sendo um problema novo, em tempos de pós-verdade em que grupos com interesses econômicos e políticos disputam a voz de autoridade da ciência, não é fácil enxergar esse negacionismo. Visando atuar nesse problema, o presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como produto de divulgação científica uma oficina centrada no tema das mudanças climáticas. Tendo os estudantes do ensino médio como público-alvo, a oficina tem como objetivo a expectativa de que os participantes aprendam a identificar não apenas o negacionismo climático, como também posturas negacionistas de atores políticos em cenários diversos. Para alcançar esse objetivo, a oficina trabalha dois pontos importantes da ciência: (1) o compromisso com as evidências empíricas, que faz dela um conhecimento justificado e (2) a visão de ciência como uma construção de conhecimento coletiva, que permite diferenciar vozes discordantes de consensos científicos (quanto for o caso). Também é discutido com os participantes o conceito básico de negacionismo, assim como suas principais estratégias de atuação. |
Abstract: | After surviving the denialism promoted by Bolsonaro government during Covid-19 pandemic, climate denialism remains a severe problem. Although not a new issue, in the era of post-truth, where groups with economic and political interests vie for authority over science, it is not easy to see this denialism. In order to address this problem, this Final Paper presents a science communication product in the form of a workshop focused on climate change. The workshop aims to help high school students learn to identify climate denialism and denialist stances from political actors in various scenarios. In order to achieve this goal, the workshop focuses on two critical aspects of science: (1) the commitment to empirical evidence, which makes it justified knowledge, and (2) the view of science as a collective knowledge construction, which allows for the differentiation between dissenting voices and scientific consensus (when applicable). The workshop also discusses the basic concept of denialism and its main action strategies with participants. |
Asunto: | Ciências Mudanças climáticas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81138 |
Fecha del documento: | 29-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Comunicação Pública da Ciência |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amerek final com ata e ficha catalográfica.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons