Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/81208
Type: | Dissertação |
Title: | Tornar-se psicoterapeuta : a construção inicial da carreira clínica de psicólogas(os) fenomenológico-existenciais |
Authors: | Gisleide da Costa Santos |
First Advisor: | Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista |
First Referee: | Érika Lourenço |
Second Referee: | Caroline Garpelli Barbosa |
Abstract: | Esta pesquisa investiga como se dá o início da construção da carreira clínica de psicólogas(os) psicoterapeutas recém-formadas(os) que elegeram a abordagem fenomenológico-existencial como horizonte de trabalho. Inicialmente, recorreu-se à literatura para compreender os fundamentos da abordagem fenomenológico-existencial e como esta está situada na contemporaneidade. Posteriormente, foram realizados levantamentos bibliográficos para discutir a formação de psicoterapeutas, seguido da psicoterapia enquanto exercício profissional da(o) psicóloga(o). Foi adotado o método de pesquisa qualitativa fenomenológico-hermenêutica, que se fundamenta na Analítica do Sentido, para responder à pergunta: quais são os modos de sentir, pensar e agir emaranhados na trama de significados de tornar-se psicoterapeuta? Assim, o objetivo aqui é investigar a experiência daquelas que decidiram iniciar a carreira profissional na psicoterapia fenomenológico-existencial e que estão, portanto, nos primeiros anos de prática psicoterápica, se havendo com as questões que envolvem a inserção no mercado de trabalho e a formação profissional. Foram selecionadas(os) quatro participantes, graduadas(os) entre 2018 e 2023, que se identificaram como psicoterapeutas fenomenológico-existenciais para a realização de entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas foram transcritas e validadas, depois foram vertidas em narrativas sobre a experiência de cada participante no início da vida profissional como psicoterapeuta fenomenológico-existencial, em seguida realizou-se um enlace das discussões das narrativas com a literatura a fim de encontrar indicações para responder à pergunta da pesquisa. Percorreu-se temas como a importância da tríade psicoterapêutica — psicoterapia pessoal, supervisão e formação continuada — na construção das psicoterapeutas; os desafios e investimentos do início de uma carreira em consultório particular; a susceptibilidade à precarização do ofício diante da necessidade de fazer da clínica psicoterápica uma fonte de renda sustentável para a profissional; as mudanças que a pandemia e os avanços tecnológicos trouxeram para a profissão; a importância da formação de uma rede de identificação que sustente os desafios e a solidão inerente à prática clínica; e, por fim, as especificidades do fazer da perspectiva fenomenológico-existencial. O estudo reflete sobre o modo singular de inserção no mercado de trabalho de uma abordagem minoritária, considerando as dinâmicas sócio-históricas que atravessam a prática clínica contemporânea. Desvela-se um processo de formação e inserção profissional permeado por inseguranças, potencialidades, desafios, necessidade de adaptação e ressignificações que contribuem para a construção da identidade da(o) psicoterapeuta e para repensar a formação dessas(es) profissionais iniciantes. Esta pesquisa pode contribuir para melhorar a formação de psicólogas(os), considerando que uma maioria opta pela psicoterapia como prática profissional. |
Abstract: | This research investigates the initial stages of building a clinical career for newly graduated psychotherapists who have chosen the phenomenological-existential approach as their professional framework. The study begins by examining the literature to understand the foundations of the phenomenological-existential approach and its relevance in contemporary practice. Subsequently, bibliographic reviews were conducted to discuss the training of psychotherapists, followed by psychotherapy as a professional practice for psychologists. The phenomenological-hermeneutic qualitative research method, based on Analytic of the Sense, was adopted to address the question: what are the ways of feeling, thinking, and acting intertwined in the web of meanings involved in becoming a psychotherapist? The objective is to investigate the experiences of individuals who have decided to start their professional careers in phenomenological-existential psychotherapy and are, therefore, in the early years of psychotherapeutic practice, navigating the challenges of entering the job market and professional development. Four participants, who graduated between 2018 and 2023 and identified themselves as phenomenological-existential psychotherapists, were selected for semi-structured interviews. These interviews were transcribed and validated, then transformed into narratives about each participant's experiences at the onset of their professional lives as phenomenological-existential psychotherapists. Subsequently, the narratives related to the literature to identify insights and answers to the research question. The study addressed themes such as the importance of the psychotherapeutic triad — personal psychotherapy, supervision, and continuous education — in shaping psychotherapists; the challenges and investments involved in starting a private practice; the susceptibility to precarious work conditions given the need to make psychotherapy a sustainable source of income; the changes brought about by the pandemic and technological advancements; the significance of building a network of identification to support the challenges and inherent solitude of clinical practice; and, finally, the specificities of practicing psychotherapy from a phenomenological-existential perspective. This study reflects on the unique ways in which professionals from a minority approach enter the job market, considering the socio-historical dynamics that shape contemporary clinical practice. It reveals a process of professional development and integration characterized by insecurities, potentials, challenges, adaptation, and redefinitions that contribute to the construction of the psychotherapist's identity and prompt a rethinking of the training of these early-career professionals. This research aims to improve the training of psychologists, given that a majority choose psychotherapy as their professional practice. |
Subject: | Psicologia - Teses Psicoterapeutas - Teses Psicologia fenomenologica - Teses Psicologia existencial - Teses Psicologia clínica - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81208 |
Issue Date: | 10-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Gisleide da Costa Santos - Arquivo Final.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.