Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81298
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Giovanna Camila da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6860325207150683pt_BR
dc.contributor.referee1Marina Guedes Costa e Silvapt_BR
dc.creatorJúlia Braga Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755151612919431pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T15:04:37Z-
dc.date.available2025-04-04T15:04:37Z-
dc.date.issued2025-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81298-
dc.description.abstractThe work proposes a school Physical Education that prioritizes sensitivity as an essential element in the training of students and in the educational environment. Based on the author's personal experiences and starting from a theoretical review, this study highlights the need to break up with authoritative and disciplinary practices that inhibit emotions and human relationships in the school environment. To this end, a qualitative research-teaching project entitled “Sinto, logo sou” (I feel, therefore I am) was carried out with three 1st grade classes. Divided into three strands – “Fair Play”, “Me and Differences” and “Emotions” - the project aimed to encourage reflection in order to build more sensitive and humane relationships. This study points out that collaborative activities and a careful eye for students’ differences and emotions can turn conflicts into learning opportunities and foster a more inclusive school environment. It also reinforces the importance of pedagogical practices that value the sensitivity as a pillar for a transformative education. This work also contributes to the field of Physical Education by proposing a pedagogical model that prioritizes humanization, valuing diversity and building meaningful relationships in the school context.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe uma Educação Física escolar que prioriza a sensibilidade como um elemento essencial na formação de alunos e no ambiente educacional. Com base em experiências pessoais da autora e a partir de uma revisão teórica, o estudo destaca a necessidade de se romper com práticas autoritárias e disciplinadoras que inibem emoções e relações humanas no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ensino qualitativa através de um projeto de ensino, intitulado “Sinto, logo sou”, com três turmas do 1º ano. Dividido em três eixos – “Jogo Limpo”, “Eu e as Diferenças” e “Emoções” –, o projeto teve o objetivo de realizar reflexões e construir relações mais sensíveis e humanas. Este estudo aponta que atividades colaborativas e um olhar cuidadoso para as diferenças e emoções dos alunos podem transformar conflitos em oportunidades de aprendizagem e fomentar um ambiente escolar mais inclusivo. Além disso, reforça a relevância de práticas pedagógicas que valorizem a sensibilidade como pilares para uma educação transformadora. Este trabalho contribui, ainda, para o campo da Educação Física, ao propor um projeto pedagógico que prioriza a humanização, a valorização das diversidades e a construção de relações significativas no contexto escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectProjeto de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subject.otherEducação Físicapt_BR
dc.subject.otherPesquisa educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleConstituindo sensibilidades na educação física: um projeto de ensino com olhar humanopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação Física Escolar

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC apos correção 4.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons