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dc.contributor.advisor1Valéria de Oliveira Roque Ascençãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5688200345534827pt_BR
dc.contributor.referee1Lussandra Martins Gianasipt_BR
dc.contributor.referee2Denis Richterpt_BR
dc.contributor.referee3Vanessa Miranda Eleutério Mirandapt_BR
dc.creatorLuciana Serelli Macêdo Aranhapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5237729882654695pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T18:37:00Z-
dc.date.available2025-04-04T18:37:00Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81316-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate and understand how the use and appropriation of different languages by Geography undergraduates contribute to the mobilization of geographical reasoning. Language is considered a mediating instrument of communication, allowing us to connect with people, obtain information about phenomena and spatial dynamics, as well as represent reasoning about a spatial analysis. In the school context, languages such as images, photographs, maps, diagrams, audiovisuals, graphs, and other forms of representation are resources that teachers use to mobilize student’s knowledge. For this reason, the curriculum documents for the Geography content establish competencies and skills with the aim that, by the end of primary school, students should be able to use different languages to read and understand the world in which they live. The research is qualitative and was carried out at the Geoscience Institute of UFMG with the follow-up of a Geography undergraduate class. The students in this class produced didactic sequences focusing on the use of different languages for the 9th year of Primary School - Final Years. To produce the didactic sequences, the students used as a reference the model proposed by Morais, 2021, the cognitive domain theory of Bloom et al. (1956), Silva (2021), the National Common Core Curriculum (BNCC - Geography, 2017) and Silveira (1999), to help to produce activities that promote the mobilization of geographical reasoning. The questions (statements) and languages used in six didactic sequences produced by Geography undergraduates were analyzed using the semantic dimension of the Legitimation Code Theory - LCT, developed by Maton (2013), and adapted by the translation device proposed by Cruz and Roque Ascenção (2024) for analyses directed at Geography Teaching. This theory allows us to visualize the construction of school knowledge employing waves. The formation of these waves lies in the variation of the force continuum between context dependence and the condensation of meanings during the development of activities. The analyses indicated that the teacher's planning when choosing languages may or may not guarantee a path to understanding the content. When these choices or selections are appropriate, they fit to the student's cognitive level and provide the information needed to understand the phenomena studied. However, the languages selected that are not appropriate request a cognitive effort incompatible with the level of demand of the question, making it difficult to understand and solve.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar e compreender como o uso e a apropriação de diferentes linguagens pelos graduandos em Geografia contribuem para a mobilização do raciocínio geográfico. A linguagem é considerada um instrumento mediador de comunicação, permitindo nos conectarmos com pessoas, obtermos informações sobre os fenômenos e as dinâmicas espaciais, bem como representar um raciocínio acerca de uma análise espacial. No contexto escolar, as linguagens como imagens, fotografias, mapas, esquemas, audiovisuais, gráficos e outras formas de representação são recursos que os docentes utilizam para mobilizar o conhecimento dos alunos. Por essa relevância, os documentos curriculares do componente curricular de Geografia estabelecem competências e habilidades com o objetivo de que o aluno, ao final do Ensino Fundamental, seja capaz de utilizar as diferentes linguagens com o propósito de ler e compreender o mundo em que se vive. A pesquisa ora apresentada configura-se como um trabalho de natureza qualitativa e se desenvolveu no Instituto de Geociência da UFMG a partir do acompanhamento de uma turma do curso de graduação em Geografia. Os estudantes dessa turma produziram sequências didáticas com foco no uso de diferentes linguagens para o 9º ano do Ensino Fundamental – Anos finais. Para a produção das sequências didáticas, os alunos tiveram como referência o modelo proposto por Morais (2021), o domínio cognitivo da teoria de Bloom et al. (1956), Silva (2021), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-Geografia, 2017) e Silveira (1999), com o objetivo de auxiliar na produção de atividades que promovam a mobilização do raciocínio geográfico. Foram analisadas as perguntas (enunciados) e as linguagens utilizadas em seis sequências didáticas produzidas pelos graduandos de Geografia por meio da dimensão semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação – TCL, desenvolvida por Maton (2013), e adaptada pelo dispositivo de tradução proposto por Cruz e Roque Ascenção (2024) para as análises direcionadas ao Ensino de Geografia. A TCL é uma ferramenta analítica com uma abordagem sociológica, que compreende um conjunto de ferramentas metodológicas para analisar as disposições, as práticas e os contextos dos atores em vários campos do saber. Essa teoria nos permite, por meio de ondas, visualizarmos a construção do conhecimento escolar. A formação dessas ondas está na variação do continuum de força entre a dependência do contexto e a condensação de significados durante o desenvolvimento das atividades. As análises apontaram que o professor, em seu planejamento e ao escolher linguagens, pode garantir ou não um caminho para a compreensão dos conteúdos. Quando essas escolhas ou seleção são adequadas, ajustam ao nível cognitivo dos alunos e fornecem informações necessárias para compreender os fenômenos estudados. No entanto, as linguagens selecionadas que não se mostram adequadas, demandam um esforço cognitivo em descompasso com o nível de exigência da questão, dificultando a sua compreensão e sua resolução.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectensino de geografiapt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectraciocínio geográficopt_BR
dc.subjectsemânticapt_BR
dc.subject.otherGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagempt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherRaciocíniopt_BR
dc.titleO uso de diferentes linguagens e a mobilização do raciocínio geográfico na formação inicial dos professores de geografia: uma análise a partir da dimensão semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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