Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81682
Tipo: Tese
Título: Comercialização de alimentos em cantinas escolares: instrumento de avaliação e disponibilidade de alimentos em escolas privadas brasileiras
Autor(es): Luiza Delazari Borges
primer Tutor: Larissa Loures Mendes
primer Co-tutor: Letícia Ferreira Tavares
Resumen: Introdução: O consumo de alimentos ultraprocessados entre crianças e adolescentes tem se tornado uma preocupação crescente na área de saúde pública em todo o mundo. Para as crianças e adolescentes o ambiente escolar tem sido considerado fundamental na compreensão de fatores relacionados ao consumo alimentar. A comercialização de alimentos não saudáveis dentro da escola está associada ao maior consumo desses alimentos entre os alunos. Nesse sentido, as cantinas são fontes importantes de acesso aos alimentos no ambiente escolar e exercem influência significativa nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes. A avaliação da comercialização de alimentos nas escolas brasileiras tem sido conduzida de forma limitada, seja por meio de inquéritos e estudos nacionais sobre a saúde de crianças e adolescentes, seja por estudos locais, sem abarcar aspectos relevantes como a caracterização detalhada das cantinas e dos alimentos comercializados. Objetivo: Desenvolver, avaliar a validade de conteúdo e confiabilidade de um instrumento para caracterizar cantinas escolares e a comercialização de alimentos e bebidas nesses espaços e aplicá-lo em cantinas de escolas privadas no Brasil. Artigo 1: desenvolver, verificar a validade de conteúdo e avaliar a confiabilidade de um instrumento para caracterização das cantinas escolares e avaliação da comercialização de alimentos e bebidas nesses espaços. Métodos artigo 1: A versão preliminar do instrumento foi construída após revisão de literatura, identificação das dimensões do ambiente alimentar, elaboração dos itens e a estruturação do instrumento que foi dividido em seções, sendo elas: identificação e caracterização da cantina e alimentos comercializados. O instrumento foi avaliado por especialistas e foi calculado o índice de validade de conteúdo para cada item do instrumento (satisfatório > 0,80). A confiabilidade foi avaliada em uma amostra de cantinas por meio do teste interobservador e intraobservador. Calculou-se valores de kappa, pabak e coeficiente de correlação intraclasse. Resultados artigo 1: O instrumento contemplou 945 itens distribuídos em três seções. A média de pontuação do IVC do instrumento, considerando os aspectos avaliados (relevância, clareza da escrita dos itens e das suas opções de respostas) foi de 0,95. As sugestões dos especialistas foram avaliadas e os itens foram incluídos, retirados ou alterados quando pertinentes. Em relação a confiabilidade, 95,2% do total dos itens analisados apresentou concordância excelente, muito boa ou boa (≥0,6). Conclusão artigo 1: O instrumento demonstrou ser confiável para mensurar o ambiente alimentar de cantinas escolares no contexto brasileiro, apresentando valores satisfatórios de validade de conteúdo e confiabilidade. Dessa forma, o instrumento contribui para o avanço da aferição da comercialização de alimentos em cantinas, um importante aspecto do ambiente alimentar escolar. Objetivo artigo 2: caracterizar as cantinas e a comercialização de alimentos em escolas privadas das capitais brasileiras, considerando as diferentes macrorregiões do país. Métodos artigo 2: Estudo transversal que analisou dados de 2241 cantinas em escolas privadas, de ensino fundamental e médio nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os dados foram coletados entre 2022 e 2024 por meio de um instrumento desenvolvido e validado. Optou-se por utilizar a Razão entre a disponibilidade de alimentos ultraprocessados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AUPP) e a disponibilidade de alimentos in natura, minimamente processados ou processados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AIMPP) (Raz-AUPP/AIMPP) e o Índice de Saudabilidade (IS) como indicadores para avaliação da disponibilidade, variedade e saudabilidade dos alimentos oferecidos nas cantinas. O IS varia de 0 a 100, sendo que valores mais altos indicam maior saudabilidade. Além disso, foi calculado o percentual de cantinas em que a média de variedade de AUPP é maior que AIMPP. Para isso, os alimentos e bebidas avaliados foram classificados com base na classificação NOVA. A análise dos dados contemplou o cálculo das frequências relativas e as médias e seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados artigo 2: No Brasil a maioria das cantinas possui menos de cinco funcionários (77,1%), é terceirizada (55,1%) e oferece lanches (92,5%). Observou-se que o número de AUPP comercializados é 50% maior do que o número de AIMPP. A média do índice de saudabilidade dessas cantinas é de 56,8 (IC 95%: 56,4-57,2) e 65,8% das cantinas escolares (IC 95%: 63,8–67,7) oferecem maior variedade de AUPP do que de AIMPP. A análise estratificada revelou que apenas a macrorregião Sul apresentou uma vantagem relativa na disponibilidade de AIMPP (0,84; IC 95%: 0,7-0,9) em comparação à AUPP. Além disso, menos da metade das cantinas dessa região oferecem, em média, maior variedade de AUPP (47,7%; IC 95%: 40,4–55,1) do que de AIMPP. Conclusão artigo 2: Esses resultados revelam que, no geral, os alunos de escolas privadas, no Brasil, estão expostos a um ambiente que dificulta escolhas alimentares saudáveis. As cantinas da macrorregião Sul destacam-se por promoverem um ambiente mais favorável à alimentação adequada e saudável.
Abstract: Introduction: The consumption of ultra-processed foods among children and adolescents has become a growing public health concern worldwide. For children and adolescents, the school environment is considered essential for understanding factors related to food consumption. The sale of unhealthy foods within schools is associated with higher consumption of these products among students. In this context, school canteens are important sources of food access in the school environment and significantly influence the food choices of children and adolescents. However, the evaluation of food sales in Brazilian schools has been limited, either through national surveys on the health of children and adolescents or local studies, often lacking relevant aspects such as detailed characterization of canteens and the foods sold. Objective: Develop, assess the content validity and reliability of an instrument to characterize school canteens and to characterize canteens and food and beverage sales in private schools in Brazil. Article 1: Develop, verify the content validity, and assess the reliability of an instrument for characterizing school canteens and evaluating the commercialization of food and beverages in these spaces. Methods for Article 1: The preliminary version of the instrument was developed after a literature review, identification of food environment dimensions, creation of items, and structuring of the instrument. It was divided into sections: identification and characterization of the canteen and the foods sold. The instrument was evaluated by experts, and a content validity index was calculated for each item (> 0.80 was considered satisfactory). Reliability was assessed in a sample of canteens using inter-observer and intra-observer tests. Kappa, PABAK, and intra-class correlation coefficients were calculated. Results for Article 1: The instrument included 945 items distributed across three sections. The mean CVI score, considering the evaluated aspects (relevance, clarity of item wording, and response options), was 0.95. Suggestions from the experts were evaluated, and items were included, removed, or revised as needed. Regarding reliability, 95.2% of the analyzed items showed excellent, very good, or good agreement (≥0.6). Conclusion for Article 1: The instrument proved to be reliable for assessing the food environment of school canteens in the Brazilian context, showing satisfactory content validity and reliability. This instrument advances the measurement of food sales in canteens, an important aspect of the school food environment. Objective for Article 2: Characterize canteens and food sales in private schools in Brazilian capitals, considering the different macro-regions of the country. Methods for Article 2: A cross-sectional study analyzed data from 2,241 canteens in private elementary and high schools across the 26 Brazilian capitals and the Federal District. Data were collected between 2022 and 2024 using the developed and validated instrument. Indicators such as the Ratio of Ultra-Processed Products (AUPP) to minimally processed foods and preparations (AIMPP) (Raz-AUPP/AIMPP) and the Healthiness Index (HI) were used to assess the availability, variety, and healthiness of foods offered in canteens. Additionally, the percentage of canteens where the average variety of AUPP exceeded AIMPP was calculated. Foods and beverages were classified using the NOVA classification. Data analysis included relative frequencies, means, and their 95% confidence intervals (CIs). Results for Article 2: In Brazil, most canteens have fewer than five employees (77.1%), are outsourced (55.1%), and sell snacks (92.5%). The number of AUPP sold is 50% higher than that of AIMPP. The average healthiness index of these canteens is 56.8 (95% CI: 56.4–57.2), and 65.8% of school canteens (95% CI: 63.8–67.7) offer a greater variety of AUPP than AIMPP. Stratified analysis revealed that only the South macro-region showed a relative advantage in the availability of AIMPP (0.84; 95% CI: 0.7 -- 0.9) compared to AUPP. Additionally, less than half of the canteens in this region offer, on average, a greater variety of AUPP (47.7%; 95% CI: 40.4 -- 55.1) than AIMPP. Conclusion for Article 2: These findings reveal that, overall, students in private schools in Brazil are exposed to an environment that hinders healthy food choices. School canteens in the South macro-region stand out for promoting a more favorable environment for adequate and healthy eating.
Asunto: Alimentação Escolar
Código Internacional de Comercialização de Alimentos para Lactentes
Espaço Social Alimentar
Alimento Processado
Ingestão de Alimentos
Saúde do Adolescente
Serviços de Saúde Escolar
Saúde da Criança
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/81682
Fecha del documento: 9-ene-2025
Término del Embargo: 9-ene-2027
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Luiza Borges _ Tese.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2027-01-09
17.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.