Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81715
Tipo: Artigo de Evento
Título: Arte indígena na escola não indígena: desafios metodológicos
Autor(es): Tales Bedeschi Faria
Resumen: A partir da constatação de que os estudantes recém-ingressos no IFMG, campus Santa Luzia, não conheciam o tema da arte indígena, inicia-se uma pesquisa diante da escassez de materiais de consulta seguros e da falta de parâmetros que orientassem a abordagem de uma produção cultural cujos fundamentos se desconhece. Por meio de pesquisas etnográficas e diálogo com professores e artistas Pataxó, esboça-se parâmetros para uma metodologia de ensino/aprendizagem em Arte adequada para as especificidades e qualidades das artes indígenas. O artigo ressalta os problemas das metodologias convencionais de ensino de Arte e propõe uma projeção de processos indígenas, em sala de aula, em vez de uma indigenização do conteúdo.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Indígenas - Educação
Indígenas - Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81715
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Arte indígena na escola não indígena.pdf344.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.