Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81715
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Arte indígena na escola não indígena: desafios metodológicos |
Autor(es): | Tales Bedeschi Faria |
Resumen: | A partir da constatação de que os estudantes recém-ingressos no IFMG, campus Santa Luzia, não conheciam o tema da arte indígena, inicia-se uma pesquisa diante da escassez de materiais de consulta seguros e da falta de parâmetros que orientassem a abordagem de uma produção cultural cujos fundamentos se desconhece. Por meio de pesquisas etnográficas e diálogo com professores e artistas Pataxó, esboça-se parâmetros para uma metodologia de ensino/aprendizagem em Arte adequada para as especificidades e qualidades das artes indígenas. O artigo ressalta os problemas das metodologias convencionais de ensino de Arte e propõe uma projeção de processos indígenas, em sala de aula, em vez de uma indigenização do conteúdo. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Indígenas - Educação Indígenas - Cultura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81715 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arte indígena na escola não indígena.pdf | 344.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.