Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/81715
Type: Artigo de Evento
Title: Arte indígena na escola não indígena: desafios metodológicos
Authors: Tales Bedeschi Faria
Abstract: A partir da constatação de que os estudantes recém-ingressos no IFMG, campus Santa Luzia, não conheciam o tema da arte indígena, inicia-se uma pesquisa diante da escassez de materiais de consulta seguros e da falta de parâmetros que orientassem a abordagem de uma produção cultural cujos fundamentos se desconhece. Por meio de pesquisas etnográficas e diálogo com professores e artistas Pataxó, esboça-se parâmetros para uma metodologia de ensino/aprendizagem em Arte adequada para as especificidades e qualidades das artes indígenas. O artigo ressalta os problemas das metodologias convencionais de ensino de Arte e propõe uma projeção de processos indígenas, em sala de aula, em vez de uma indigenização do conteúdo.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Indígenas - Educação
Indígenas - Cultura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81715
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arte indígena na escola não indígena.pdf344.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.