Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81720
Tipo: | Tese |
Título: | CEBOLA OU SEBOLA?: a evidência de múltiplos padrões no processo de escrita de grafemas concorrentes irregulares |
Autor(es): | Ana Luiza de Souza Couto |
primer Tutor: | Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães |
primer miembro del tribunal : | Thaïs Cristófaro Alves da Silva |
Segundo miembro del tribunal: | Tatiana Cury Pollo |
Tercer miembro del tribunal: | Adriane Teresinha Sartori |
Cuarto miembro del tribunal: | Raquel Marcia Fontes Martins |
Resumen: | A norma ortográfica da Língua Portuguesa baseia-se no sistema alfabético de escrita, o qual consiste na correspondência entre fonemas e grafemas. Essa correspondência é constituída por múltiplas relações, que podem ser regulares diretas, regulares contextuais e irregulares (Lemle, [1994] 2009; Soares, 2018). A escrita ortográfica é uma das facetas da língua, a qual, atrelada a outros componentes e processos de aprendizagem, contribui para que o aluno seja alfabetizado e letrado, e que saiba fazer o uso da escrita nos mais diversos contextos sociais. No que diz respeito à ortografia nos documentos educacionais brasileiros, na Base Nacional Comum Curricular – BNNC (Brasil, 2017, 2018), espera-se que o aluno chegue ao final da Educação Básica, 3º ano do Ensino Médio, com a capacidade de fazer uso consciente da escrita ortográfica. No entanto, trabalhos apontam uma defasagem no domínio da ortografia por parte dos alunos ao longo dos anos escolares e após estes (Germani, 2017; Nascimento; Henz, 2020; Teis-Adamante; Busse, 2022). Além disso, as irregularidades ortográficas se configuram como uma das maiores dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da ortografia (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Marquardt; Busse, 2015; Souza 2019; Castro, 2022). Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar a influência do ano escolar, da relação fonema-grafema e a frequência de tipo e de ocorrência na escrita de grafemas concorrentes irregulares de alunos de uma escola de Belo Horizonte. O arcabouço metodológico desta tese é pautado na abordagem mista quali-quantitativa (Paiva, 2019), do tipo de pesquisa de campo experimental (Lakatos; Marconi, 2003) e descritiva (Andrade, 2010). Esta pesquisa é guiada pela Teoria da Integração dos Múltiplos Padrões (IMP), proposta por Treiman e Kessler (2014). A IMP considera a aprendizagem da ortografia como múltipla e influenciada por diversos conhecimentos (Treiman; Kessler, 2014; Treiman; Decker; Kessler, 2017; Treiman, 2020). Os resultados indicam que o ano escolar, a relação fonema-grafema, a frequência de tipo e de ocorrência podem, em interação, influenciar a escrita de grafemas concorrentes irregulares. Portanto, esta pesquisa pode nortear a proposição de intervenções pedagógicas no ensino da ortografia que passem a considerar a relação fonema-grafema e a frequência no ensino de palavras de ortografia irregular. |
Abstract: | The orthographic standard of the Portuguese language is based on the alphabetic writing system, which consists of the correspondence between phonemes and graphemes. This correspondence is made up of multiple relationships, which can be direct regular, contextual regular and irregular (Lemle, [1994] 2009; Soares, 2018). Spelling is one of the facets of the language, which, linked to other components and learning processes, contributes to the student being literate, and knowing how to use writing in the most diverse social contexts. With regard to spelling in Brazilian educational documents, in the Base Nacional Comum Curricular – BNNC (Brazil, 2017, 2018), it is expected that the student reaches the end of basic education, 3ª Série do Ensino Médio, with the ability to do conscious use of spelling. However, studies indicate a lag in students' mastery of spelling throughout the school years and beyond (Germani, 2017; Nascimento; Henz, 2020; Teis-Adamante; Busse, 2022). Furthermore, orthograph irregularities are one of the biggest difficulties faced by students in the process of learning spelling (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Marquardt; Busse, 2015; Souza 2019; Castro, 2022). In this context, the objective of this research is to investigate the influence of school year, the phoneme-grapheme relationship and the frequency of type and occurrence in the writing of irregular competing graphemes by students at a school in Belo Horizonte. The methodological framework of this thesis is based on a mixed qualitative-quantitative approach (Paiva, 2019), experimental field research (Lakatos; Marconi, 2003) and descriptive (Andrade, 2010). This research is guided by the Integration of Multiple Partners proposed by Treiman and Kessler (2014). The IMP considers spelling learning to be multiple and influenced by diverse knowledge (Treiman; Kessler, 2014; Treiman; Decker; Kessler, 2017; Treiman, 2020). The results indicate that grade level, the phoneme-grapheme relationship, type frequency, and token frequency may, in interaction, influence the spelling of irregular competing graphemes. Therefore, this research can guide the proposal of pedagogical interventions in the teaching of spelling that begin to consider the phoneme-grapheme relationship and the frequency in the teaching of words with irregular spelling. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa - Ortografia e soletração Língua e linguagem - Escrita |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81720 |
Fecha del documento: | 3-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
(2024) COUTO, Ana_“CEBOLA” OU “SEBOLA” - a evidência de múltiplos padrões no processo de escrita de grafemas concorrentes irregulares.pdf | 5.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons