Saudabilidade das cantinas e características da administração e infraestrutura desses estabelecimentos: análises do estudo de Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras - CAEB

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é essencial para promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes, dado que passam boa parte do tempo nesses espaços. As cantinas escolares, especialmente na rede de ensino particular, são importantes para a oferta de alimentos, mas muitas vezes comercializam produtos ultraprocessados. São poucos os estudos, principalmente no Brasil, que buscaram compreender como as características relacionadas à administração e infraestrutura para o preparo e oferta das refeições influenciam a saudabilidade de cantinas escolares, o que torna necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para o conhecimento da realidade escolar. OBJETIVO: Identificar os fatores relacionados ao tipo de administração e de infraestrutura para o preparo e oferta das refeições nas cantinas associados com a saudabilidade desses estabelecimentos em escolas particulares do Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo ecológico que analisou escolas privadas das capitais brasileiras como parte do projeto "Comercialização de alimentos em escolas brasileiras (CAEB)". Os dados foram coletados de maio de 2022 a junho de 2024, utilizando o "Instrumento para Avaliação da Comercialização de Alimentos em Cantinas de Escolas". Foram analisados aspectos como número de clientes, tipo de administração, quantidade de funcionários, local de produção das refeições, infraestrutura e oferta de refeições (comida). Foi identificado o Índice de Saudabilidade (IS), uma medida síntese que avalia a saudabilidade do estabelecimento com base na avaliação da disponibilidade de subgrupos de alimentos in natura ou minimamente processados (AIMPP) e da não disponibilidade de subgrupos de alimentos ultraprocessados (AUPP), variando entre zero e 100. Para avaliar os fatores independentemente associados com o IS das cantinas, foi aplicado o Modelo Linear Generalizado (MLG). RESULTADOS: Foram avaliadas 2.241 cantinas, sendo que a maioria era administrada por empresa terceirizada (55,2%), possuía menos que cinco funcionários (77,2%), tinha suas preparações realizadas nas próprias cantinas (69,9%) e contava com estrutura como mesa/balcão para consumo de lanche ou refeição no local (64,1%). A média do IS foi de 56,8 (IC 95%: 56,4-57,2), sendo maior nas cantinas administradas por empresa terceirizada (𝛃=1,48; IC95%: 0,67; 2,29); nas cantinas com cinco ou mais funcionários (𝛃=2,56; IC95%: 1,56; 3,55); nas cantinas com mais de 200 clientes (𝛃=1,44; IC95%: 0,48; 2,40); que ofereciam refeições (comida) (𝛃=4,71; IC95%: 3,70; 5,72); e quando as preparações foram produzidas nas cantinas (𝛃=2,53; IC95%: 1,69; 3,38), na casa de vendedores autônomos (𝛃=-1,56; IC95%: 0,73; 2,40), nas casas de funcionário/cantineiro (𝛃=1,70; IC 95%: 0,60; 2,81) e nas centrais de produção (𝛃=3,25; IC95%: 2,42; 4,08). E foi observado menor IS quando as preparações foram produzidas nas fábricas (𝛃=-1,57; IC95%: -2,38; -0,75). CONCLUSÃO: O presente estudo elucidou questões importantes quanto aos fatores que influenciam a saudabilidade de cantinas da rede de ensino privada no Brasil, destacando o tipo de administração, bem como a relevância de uma equipe de funcionários e número de clientes maior e a produção de refeições na própria cantina, nas centrais de produção e nas casas de vendedores autônomos e funcionários/cantineiros para a promoção de um ambiente alimentar mais saudável. Os achados ressaltam a necessidade de infraestrutura adequada para a preparação de alimentos in natura e minimamente processados.

Abstract

Assunto

Alimentação Escolar, Infraestrutura, Dieta Saudável, Estilo de Vida Saudável

Palavras-chave

Cantina escolar, Infraestrutura, Alimentação saudável, Saudabilidade

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