Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/81956
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Utilização de tecnologias digitais em sala de aula: experimentos no ensino fundamental e ensino médio |
Autor(es): | Fabiano Amaral de Souza |
Primeiro Orientador: | Tânia Margarida Lima Costa |
Primeiro membro da banca : | Hermínia Maria Martins Lima Silveira |
Resumo: | O trabalho traz sugestões do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, criadas a partir de vivências ocorridas em escolas durante o decorrer da minha carreira como docente. Uma demonstração do que é possível apresentar em sala de aula, de acordo com a realidade dos nossos estudantes, das escolas públicas de Belo Horizonte de Rede Municipal e Rede Estadual, que possuem laboratórios de informática, mesmo alguns em condições limitadas, seja por causa de poucos computadores disponíveis ou por causa de serviço de internet pouco viável para o trabalho, considerando também que a maioria dos discentes têm acesso aos smartphones, dentro e fora do contexto escolar, o que torna o trabalho mais interessante devido à grande participação e adesão de todos às propostas. Este trabalho evidenciou a possibilidade e a necessidade do uso da TICs em sala de aula e também o quanto as aulas se tornam mais interessantes, mais atrativas e mais dinâmicas. O uso das TICs aqui foram pensadas em formatos diferenciados, como o Kahoot, plataforma de gamificação de estudos, o Khan Academy, uma plataforma de ensino adaptativa e exclusiva para uso educacional, o Storytelling, como recurso de contação de histórias, o uso do Youtube como recurso de consultas de conteúdos trabalhados e trocas de indicações entre os estudantes e também a possibilidade de uso de plataformas de Streaming de filmes, como forma de consulta aos filmes indicados durante o trabalho. |
Abstract: | The work brings suggestions for the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom, created from experiences that took place in schools during the course of my career as a teacher. A demonstration of what is possible to present in the classroom, according to the reality of our students, from the public schools of Belo Horizonte of Municipal and State Networks, which have computer labs, even some in limited conditions, either because of few computers available or because of internet service that is not viable for work, also considering that most students have access to smartphones, inside and outside the school context, which makes work more interesting due to the great participation and adhesion of all the proposals. This work showed the possibility and the need to use ICTs in the classroom and also how much more interesting, more attractive and dynamic the classes become. The use of ICTs here were designed in different formats, such as Kahoot, a study gamification platform, Khan Academy, an adaptive and exclusive teaching platform for educational use, Storytelling, as a storytelling resource, the use of Youtube as a resource for consulting content worked on and exchanging referrals between students and also the possibility of using movie streaming platforms, as a way of consulting the films indicated during work. |
Assunto: | Educação básica Tecnologia educacional Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81956 |
Data do documento: | 4-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FABIANO AMARAL DE SOUZA.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons