Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82041
Tipo: Dissertação
Título: Divulgação científica em instituições públicas de ensino e pesquisa científica: uso dos repositórios digitais e sua conexão com o Instagram
Autor(es): Sabrina Alves da Silva Marzano
primer Tutor: Lorena Tavares de Paula
primer miembro del tribunal : Terezinha de Fátima Carvalho de Souza
Segundo miembro del tribunal: Pablo Gomes
Tercer miembro del tribunal: Hugo Avelar Cardoso Pires
Resumen: A democratização do conhecimento científico deve ser uma tarefa fundamental para universidades e instituições que desenvolvem pesquisa científica. Repositórios digitais de acesso aberto e redes sociais on-line emergem como potentes ferramentas neste contexto. Com isso, esta pesquisa se propõe a investigar como instituições públicas que realizam pesquisa científica podem apoiar a popularização do conteúdo científico através dos repositórios digitais, explorando também a possível conexão desses repositórios com o Instagram. Para isso, examinou-se o papel dessas organizações envolvidas em pesquisas científicas na promoção da cidadania por meio da difusão do conhecimento científico para toda a sociedade. Para esclarecer as temáticas em discussão, foi apresentada uma fundamentação conceitual abordando os seguintes tópicos: repositórios digitais de acesso aberto; difusão científica destacando as diferenças entre comunicação científica e divulgação científica; discussões sobre divulgação científica na contemporaneidade e as plataformas de redes sociais. Para a execução dessa pesquisa, foi proposta uma metodologia com abordagem qualitativa, aplicada e exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental com o objetivo de se realizar um mapeamento dos repositórios digitais demonstrando quais têm compromisso com a divulgação científica. Através da pesquisa documental, foi verificado, também, o perfil do Instagram de algumas instituições que são objetos de estudo deste trabalho. Posteriormente, foram apresentados os resultados do mapeamento dos repositórios digitais de instituições públicas do Brasil, incluindo universidades e institutos de pesquisa científica. Também, foi apresentada a análise do Instagram com o objetivo de verificar se essa plataforma está sendo utilizada para ampliar o alcance dos objetos digitais disponibilizados nas comunidades dos repositórios. Em seguida, apresentou-se a percepção sobre os repositórios digitais no Brasil, com foco na divulgação científica. Posteriormente, foi discutida a importância da publicização da ciência para a promoção da cidadania e como as bibliotecas de instituições de pesquisa científica podem contribuir para esse processo. Logo após, sugeriu-se diretrizes voltadas à criação de políticas que aprimorem as comunidades e coleções em repositórios digitais dedicadas ao propósito de popularização da ciência. Por fim, foram apresentadas as considerações finais, concluindo que os repositórios digitais de acesso aberto podem ser uma estratégia eficaz para disseminar o conhecimento produzido por instituições de pesquisa e universidades, facilitando o acesso à informação científica por um público amplo. Ademais, conclui-se que o Instagram possui o potencial de complementar essa função, ampliando o alcance dos objetos digitais disponibilizados nas comunidades dos repositórios analisados. Contudo, o estudo revelou um cenário com poucas iniciativas consistentes, voltadas à divulgação científica, de forma sistemática e integrada.
Abstract: The democratization of scientific knowledge should be a fundamental task for universities and institutions that conduct scientific research. Open-access digital repositories and online social networks emerge as powerful tools in this context. Thus, this research proposes to investigate how public institutions engaged in scientific research can support the popularization of scientific content through digital repositories, also exploring the possible connection between these repositories and Instagram. To achieve this, the role of these organizations in scientific research is examined in promoting citizenship through the dissemination of scientific knowledge to society. To clarify the themes under discussion, a conceptual foundation is presented, addressing the following topics: open-access digital repositories; scientific dissemination, highlighting the differences between scientific communication and science outreach; discussions on contemporary science outreach, and social media platforms. For the execution of this research, a qualitative, applied, and exploratory methodology was proposed. Documentary research was used for data collection, aiming to map digital repositories and demonstrate which ones are committed to science outreach. Through this documentary research, the Instagram profiles of some institutions that are the subjects of this study were also examined. Subsequently, the results of the mapping of digital repositories of public institutions in Brazil, including universities and research institutes, were presented. The analysis of Instagram was also presented to verify whether this platform is being used to expand the reach of digital objects made available in the repositories' communities. Next, the perception of Digital Repositories in Brazil, with a focus on science outreach, was presented. The importance of the publicizing of science for promoting citizenship was then discussed, and how libraries at scientific research institutions can contribute to this process. Following this, guidelines for the creation of policies to improve communities and collections in digital repositories dedicated to the popularization of science were suggested. Finally, it was concluded that open-access digital repositories can be an effective strategy to disseminate knowledge produced by research institutions and universities, facilitating access to scientific information for a broad audience. Moreover, Instagram has the potential to complement this function, extending the reach of digital objects available in the analyzed repository communities. However, the study reveals a scenario with few consistent initiatives aimed at science outreach.
Asunto: Ciência da informação
Repositórios institucionais
Comunicação na ciência
Divulgação científica
Instagram (rede social on-line)
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82041
Fecha del documento: 11-abr-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



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