Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82125
Type: Artigo de Periódico
Title: O teleatendimento como estratégia de fortalecimento da atenção primária à saúde e a pandemia pela COVID-19: um relato de experiência do município de Belo Horizonte
Other Titles: Teleservice as a strategy to strengthen primary health care and the pandemy by COVID-19: a report on the experience of the municipality of Belo Horizonte
Authors: Caroline Schilling Soares
Carolina Serravite Irrthum
Edmundo Gustavo Cipriano de Araújo
Warley Aguiar Simões
Abstract: A pandemia da COVID-19 impôs desafios para o acesso e a continuidade da oferta de cuidados aos usuários na Atenção Primária à Saúde (APS). Uma das estratégias propostas pelo município de Belo Horizonte foi a telessaúde, que consiste na utilização de recursos tecnológicos, como os atendimentos por áudio-vídeo, para a oferta de serviços de saúde. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência da estruturação do teleatendimento na APS de Belo Horizonte, no contexto da pandemia. Como metodologia utilizou-se o relato de experiência. Foram apresentados processos estruturantes e aspectos de destaque na oferta dessa modalidade. Dois grandes grupos beneficiados, inicialmente, com o teleatendimento e telemonitoramento foram os usuários com condições crônicas e os casos suspeitos de COVID-19. Embora tenham sido identificados desafios e aspectos que necessitam de maior atenção, investimento e readequações, os resultados alcançados refletem a complexidade do cuidado à saúde e as perspectivas práticas na organização e ampliação da capacidade de resposta dos serviços. Destaca-se que a telessaúde representa benefícios para a prática assistencial e para a gestão dos serviços de saúde.
Abstract: The COVID-19 pandemic imposed challenges for access and continuity in the provision of care to users in Primary Health Care (PHC). One of the strategies proposed by the city of Belo Horizonte was telehealth, which consists on the use of technological resources, such as audio-video care, for the provision of health services. The aim of this article is to present the experience of structuring teleservice in the PHC in Belo Horizonte, in the context of the pandemic. As a methodology, the experience report was used. Structuring processes and prominent aspects in the offer of this modality were presented. Two large groups that initially benefited from teleservice and telemonitoring were users with chronic conditions and suspected cases of COVID-19. Although challenges and aspects that need more attention, investment and readjustments have been identified, the results achieved reflect the complexity of health care and the practical perspectives in the organization and expansion of the services' responsiveness. It is noteworthy that telehealth represents benefits for care practice and for the management of health services.
Subject: Telecomunicação em medicina
Cuidados Primários de Saúde
Epidemias
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v19i1.7420
URI: http://hdl.handle.net/1843/82125
Issue Date: 22-Apr-2022
metadata.dc.relation.ispartof: RAHIS: Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
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