Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82180
Type: Monografia (especialização)
Title: Reflexões e diálogos étnico raciais (in)existentes: estudantes negros na escola de elite branca em uma proposta pedagógica decolonial
Authors: Kelvin Nikolas de Lima Marques
First Advisor: Petrônio Alves Ferreira
First Referee: Izaú Veras Gomes
Abstract: A produção deste trabalho parte de um percurso pessoal de vivências enquanto sujeito negro dentro de ambientes dominados pela elite branca. A partir de vivências de alunos do ensino médio em uma escola privada de alto desempenho em Belo Horizonte, foram investigadas as dificuldades e as lacunas no ensino decolonial para esses jovens. O objetivo da investigação a partir do trabalho foi a construção de um Seminário Étnico racial como proposta pedagógica decolonial como possibilidade para as escolas privadas cujo a maioria dos alunos são brancos e de elite econômica. O estudo utilizou-se de um grupo focal para a pesquisa com dois alunos negros em uma escola privada em Belo Horizonte realizando encontros de forma remota e utilizando também de registros livres manuais feitos pelos alunos. Com os encontros e análise dos registros, percebeu-se uma dificuldade dos professores em construir propostas decoloniais, principalmente nas instituições particulares de ensino, consequentemente, a maior parte dos alunos carecem de experiências práticas negras e, portanto, não constroem reflexões e diálogos acerca do assunto.
Subject: Educação básica
Pesquisa educacional
Relações raciais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação Física Escolar
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/82180
Issue Date: 8-Feb-2025
Appears in Collections:Especialização em Educação Física Escolar



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.