Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82184
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mayara Nicolau de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7319444862237756pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1Gilson Freirept_BR
dc.creatorJoselito Bernardino de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1388143295429100pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-09T15:03:39Z-
dc.date.available2025-05-09T15:03:39Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82184-
dc.description.abstractThe present work aimed to develop teaching practices for the terms of the sentence, focusing on adverbial adjuncts, which stimulate students' motivation, awakening in them the perception of an internalized grammar and the understanding of the functionality of the study of adverbial adjuncts, in addition to promoting them as young protagonists, through games and reading workshops of different narrative textual genres (such as comic strips, cartoons and cartoons) integrated into grammar teaching, considering the principles of active learning. In addition, it seeks to face the common challenge of making standard language classes more attractive for elementary school students. The work was based mainly on the proposal of Eloísa Pilati, in her work Linguistics, grammar and active learning, which defends an educational approach that centers students in the learning process, encouraging active participation, reflection and the active construction of knowledge. By exploring innovative strategies, the work aimed to reformulate the approach to grammar teaching, giving it relevance and engaging students. The material of this teaching proposal was implemented in eighth grade classes (13 and 15 years old) at the Zilda Arns Municipal School, located on the outskirts of Belo Horizonte. At the end of the application of the activities provided for in the methodology, it was possible to see that, although many students did not know the nomenclature of the terms of the sentence with certainty, they were able to put together extremely coherent sentences, thus demonstrating the internalized grammar in each student. This process shows that the internalized grammar, already present in the students' cognitive repertoire, can be enhanced by approaches that value experimentation and contextualized practice. Thus, by making teaching more attractive and meaningful, this work not only strengthened the students' linguistic proficiency, but also promoted a metalinguistic reflection essential for the conscious and effective use of the language.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo construir práticas de ensino dos termos da oração, com foco nos adjuntos adverbiais, que estimule a motivação dos alunos, despertando-lhes a percepção de uma gramática internalizada e o entendimento da funcionalidade do estudo dos adjuntos adverbiais, além de promovê-los como protagonistas juvenis, através de brincadeiras e oficinas de leitura de diferentes gêneros textuais narrativos (como tirinhas, charges e cartuns) integradas ao ensino gramatical, considerando os princípios da aprendizagem ativa. Além disso, busca enfrentar o desafio comum de tornar as aulas de norma padrão mais atrativas para os estudantes do ensino fundamental. O trabalho se baseou principalmente na proposta de Eloísa Pilati, em sua obra Linguística, gramática e aprendizagem ativa, que defende uma abordagem educacional que centraliza os alunos no processo de aprendizagem, fomentando a participação ativa, a reflexão e a construção ativa do conhecimento. Ao explorar estratégias inovadoras, o trabalho objetivou reformular a abordagem do ensino gramatical, conferindo-lhe relevância e envolvimento para os alunos. O material desta proposta didática foi implementado em turmas do oitavo ano (13 e 15 anos) da Escola Municipal Zilda Arns, localizada na periferia de Belo Horizonte. Ao final da aplicação das atividades previstas na metodologia, pôde-se perceber que, apesar de muitos alunos não saberem, com certeza, as nomenclaturas dos termos da oração, eles conseguiram montar frases extremamente coerentes, evidenciando, portanto, a gramática internalizada em cada estudante. Esse processo evidencia que a gramática internalizada, já presente no repertório cognitivo dos alunos, pode ser potencializada por abordagens que valorizam a experimentação e a prática contextualizada. Assim, ao tornar o ensino mais atrativo e significativo, esse trabalho não apenas fortaleceu a proficiência linguística dos estudantes, mas também promoveu uma reflexão metalinguística essencial para o uso consciente e eficaz da língua.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAdjuntos adverbiaispt_BR
dc.subjectProposta experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subject.otherLingua portuguesa - Gramatica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLingua portuguesa - Sintaxept_BR
dc.titleTransformando o ensino dos adjuntos adverbiais em uma jornada mais envolvente, a partir de brincadeiras e quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeTransforming the teaching of adverbial adjuncts into a more engaging journey, through games and comicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL PROFLETRAS JBS 06 DE MAIO DE 2025.pdfDissertação atualizada4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons