Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82771
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Echoes of Africa: exploring brazilian heritage through english
Título(s) alternativo(s): Ecos de África: explorando a herança brasileira por meio do inglês
Autor(es): Camila Silva Fávero
primer Tutor: Climene Fernandes Brito Arruda
primer miembro del tribunal : Raquel Rossini Martins Cardoso
Resumen: This teaching material, "Echoes of Africa: Exploring Brazilian Heritage through English," is a culturally rich and educational resource designed for adult English learners at A2-B1 Level. The project integrates Afro-Brazilian history, culture, and politics into language learning, fostering linguistic competence and cultural awareness. Using an inductive methodology approach for grammar instruction, learners explore themes such as resistance, identity, and creativity through engaging activities and authentic texts. The two thematic units focus on influential Afro-Brazilian figures: Zumbi dos Palmares, a symbol of freedom and resistance, and Aunt Ciata, a cultural icon integral to the development of samba music genre, and also brings some light to another variation of English, such as West Africa English (WAfE). These themes provide meaningful contexts for students to develop their four core language skills - reading, writing, listening, and speaking - while expanding vocabulary, pronunciation, and intercultural understanding. The project aims to empower learners with practical English language skills and a deeper appreciation for Afro-Brazilian heritage, aligning decolonial language education with social inclusion and diversity.
Abstract: Ecos de África: Explorando a Herança Brasileira por Meio do Inglês é um material didático culturalmente rico e educativo, desenvolvido para alunos adultos de inglês nos níveis A2-B1. O projeto integra a história, cultura e política afro-brasileira ao aprendizado da língua, promovendo tanto a competência linguística quanto a consciência cultural. Utilizando uma abordagem metodológica indutiva para o ensino de gramática, os alunos exploram temas como resistência, identidade e criatividade por meio de atividades envolventes e textos autênticos. As duas unidades temáticas destacam figuras influentes da cultura afro-brasileira: Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e resistência, e Tia Ciata, ícone cultural fundamental para o desenvolvimento do gênero musical samba. Além disso, o projeto também introduz outra variação da língua inglesa, como o Inglês da África Ocidental (West African English – WAfE). Esses temas oferecem contextos significativos para que os estudantes desenvolvam as quatro principais habilidades linguísticas—leitura, escrita, audição e fala—enquanto ampliam seu vocabulário, pronúncia e compreensão intercultural. O projeto busca capacitar os alunos com habilidades práticas na língua inglesa e uma apreciação mais profunda da herança afro-brasileira, alinhando a educação linguística decolonial com inclusão social e diversidade.
Asunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82771
Fecha del documento: 11-feb-2025
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Inglesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
v.final-depósito--camila silva favero-repositorio-tcc-cei-ufmg.pdfv.final-depósito--camila silva favero958.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons