Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/82887
Tipo: Artigo de Evento
Título: Produção de vídeos educativos e mídias sociais em biossegurança
Autor(es): Ana Cristina Rodrigues Antunes de Souza
Geraldo Magela Pereira
Bárbara da Silva Mourthé Matoso
Eduardo Morato de Oliveira
Leandro Napier de Souza
Resumo: Houve um grande avanço nas últimas décadas no conhecimento e na implantação das medidas de biossegurança na odontologia, porém a aplicação, a atualização e o reforço contínuos devem ser exercitados. Observa-se nos dias atuais uma grande utilização das mídias sociais para melhorar a aprendizagem, retenção e discussão do conteúdo aprendido, bem como facilitar e aumentar o acesso às informações. As mídias sociais formam espaços de interação onde se pode dialogar e compartilhar informações de forma contínua. Assim, a proposta deste trabalho envolve a criação de vídeos educativos e “cards” com conteúdos relevantes sobre biossegurança em odontologia para exibição interna nos ambientes acadêmicos e divulgação em mídias sociais. Este trabalho está sendo desenvolvido em conjunto pelos projetos de “Extensão deprodução de vídeos educativos e mídias sociais em biossegurança” do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva e da faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, buscando alcançar alunos e professores de graduação e pós-graduação, cirurgiões-dentistas, equipes de saúde bucal e funcionários das duas instituições. O grupo de trabalho é formado por professores e por alunos de graduação e pós-graduação das duas instituições, que estão participando inicialmente de discussões sobre os princípios de biossegurança para então desenvolverem as idéias, elaborarem os roteiros e realizarem pré-produção, gravação, edição e montagem final dos vídeos. Todo o conteúdo a ser trabalhado levará em consideração as Normas Internacionais de Biossegurança, bem como as diretrizes da ANVISA. Os vídeos produzidos serão apresentados nos televisores das instituições, além de serem divulgados em canal do "YouTube" criado para esta finalidade. Já para a elaboração dos “cards,” após desenvolvimento das idéias e das produções, os mesmos serão publicados nos perfis do "Instagran" e do "Facebook" e serão objetos de interação com os usuários. A avaliação dos resultados e do alcance das ações desenvolvidas será feita com base no número de apresentações realizadas, acessos e visualizações dos conteúdos nas redes sociais, bem como interação pelos canais de diálogos nas mesmas. Assim, espera-se o estabelecimento de grupos colaborativos, que propagarão informações adequadas, auxiliando na qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Assunto: Contenção de riscos biológicos
Ensino
Comunicação
Mídias sociais
Filme e vídeo educativo
Mídia audiovisual
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/82887
Data do documento: 28-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/issue/view/26
metadata.dc.relation.ispartof: 52ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico
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