Motivações da escolha da profissão médica e suas repercurssões na saúde mental: uma revisão integrativa
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Ubiratan Brum de Castro
Sandra Lyon
Sandra Lyon
Resumo
Introdução: A escolha da carreira médica é influenciada por diversos fatores, como vocação, influência familiar, estabilidade financeira e prestígio social. No entanto, essa decisão também pode trazer impactos significativos para a saúde mental dos estudantes, como estresse, ansiedade e depressão. A alta carga horária, pressão acadêmica e expectativas profissionais contribuem para esse cenário. Compreender as motivações para a escolha da carreira médica e consequências é essencial para orientar políticas educacionais e de saúde. Dessa forma, a pesquisa buscou sintetizar as evidências disponíveis sobre esse tema.
Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura científica sobre as motivações que influenciam a escolha da carreira médica, analisar seus impactos sobre a saúde mental dos envolvidos, e investigar os fatores individuais, sociais e acadêmicos associados a esta escolha.
Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura utilizando-se as bases de dados BVS, PubMed, Web of Science, Embase e Cochrane, utilizando descritores que abordavam a escolha da profissão, faculdade de medicina e saúde mental. A seleção dos estudos foi realizada por dois pesquisadores de forma independente e cega através do software online Rayyan. Foram extraídas informações sobre tipo de estudo, população, instrumentos utilizados e principais conclusões. Investigou-se motivações intrínsecas, como vocação e desejo de ajudar, e extrínsecas, como estabilidade financeira e status social.
Resultados: Foram identificados 1.591 artigos, dos quais 28 foram selecionados para análise. A maioria dos estudos incluídos era transversal, com populações compostas por estudantes de medicina em diferentes períodos da graduação. Os principais fatores motivacionais para a escolha da carreira foram o altruísmo e a influência familiar, avaliados por questionários e entrevistas. Sobre os impactos na saúde mental, 19 estudos investigaram sintomas como ansiedade, depressão, insônia e burnout, utilizando escalas específicas. A análise sobre a influência do gênero, mostrou um aumento da participação feminina na medicina e os desafios enfrentados, como conciliação entre vida profissional e pessoal. A pandemia da COVID-19 alterou percepções sobre a profissão, aumentando o interesse altruísta, mas também o estresse e a evasão acadêmica. Alguns estudos relataram que idealizações sobre a carreira podem levar a frustrações, afetando a saúde mental dos estudantes. A carga horária intensa e a pressão acadêmica foram associadas a altos níveis de ansiedade, depressão e burnout. Verificou-se que um ambiente competitivo pode agravar problemas emocionais, sendo o apoio psicológico essencial para auxiliar os estudantes a lidar com esses desafios.
Conclusões: As motivações da escolha da carreira médica são influenciadas por uma série de fatores pessoais, sociais e acadêmicos, complexos e inter-relacionados, como o altruísmo, a percepção da medicina como uma carreira estável e financeiramente compensadora, o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. Fatores extrínsecos, como a busca por status social, segurança financeira e influências familiares e a experiência prévia com o ambiente médico, através de trabalhos voluntários, estágios ou até mesmo em experiências pessoais também foram descritos. Os impactos dessa escolha podem afetar a saúde mental destes estudantes. Este estudo reforça a necessidade de estratégias institucionais para garantir um percurso acadêmico mais saudável. A grande diversidade metodológica, abrangendo diferentes populações e países, dificulta conclusões generalizadas e sugere a necessidade de estudos envolvendo populações distintas.
Abstract
Introduction: The choice of a medical career is influenced by several factors, such as vocation,
family influence, financial stability and social prestige. However, this decision can also have
significant impacts on students' mental health, such as stress, anxiety and depression. The high
workload, academic pressure and professional expectations contribute to this scenario.
Understanding the motivations for choosing a medical career and its consequences is essential
to guide educational and health policies. Thus, the research sought to synthesize the available
evidence on this topic.
Objectives: To conduct an integrative review of the scientific literature on the motivations that
influence the choice of a medical career, analyze its impacts on the mental health of those
involved, and investigate the individual, social and academic factors associated with this choice.
Methods: An integrative review of the literature was conducted using the BVS, PubMed, Web
of Science, Embase and Cochrane databases, using descriptors that addressed the choice of
profession, medical school and mental health. The selection of studies was performed by two
researchers independently and blindly using the online software Rayyan. Information on the
type of study, population, instruments used, and main conclusions were extracted. Intrinsic
motivations, such as vocation and desire to help, and extrinsic motivations, such as financial
stability and social status, were investigated.
Results: A total of 1,591 articles were identified, of which 28 were selected for analysis. Most
of the studies included were cross-sectional, with populations composed of medical students in
different periods of graduation. The main motivational factors for choosing a career were
altruism and family influence, assessed by questionnaires and interviews. Regarding the
impacts on mental health, 19 studies investigated symptoms such as anxiety, depression,
insomnia, and burnout, using specific scales. The analysis of the influence of gender showed
an increase in female participation in medicine and the challenges faced, such as balancing
professional and personal life. The COVID-19 pandemic has changed perceptions about the
profession, increasing altruistic interest, but also stress and academic dropout. Some studies
have reported that idealizations about a career can lead to frustration, affecting students' mental
health. Intense workloads and academic pressure have been associated with high levels of
anxiety, depression, and burnout. It has been found that a competitive environment can
aggravate emotional problems, and psychological support is essential to help students deal with
these challenges.
Conclusions: Motivations for choosing a medical career are influenced by a series of complex
and interrelated personal, social, and academic factors, such as altruism, the perception of
medicine as a stable and financially rewarding career, and the desire to make a difference in
people's lives. Extrinsic factors, such as the search for social status, financial security, and
family influences, and previous experience with the medical environment through volunteer
work, internships, or even personal experiences, have also been described. The impacts of this
choice can affect the mental health of these students. This study reinforces the need for
institutional strategies to ensure a healthier academic path. The great methodological diversity,
covering different populations and countries, makes generalized conclusions difficult and
suggests the need for studies involving different populations.
Assunto
Escolha da Profissão, Faculdades de Medicina, Educação de Graduação em Medicina, Estudantes de Medicina, Dissertação Acadêmica
Palavras-chave
Escolha da profissão, Faculdades de medicina, Educação de Graduação em medicina, Estudantes de medicina