Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83173
Type: Monografia (especialização)
Title: Adolescentes que vivem com HIV, posicionamentos e implicações : o relato de uma experiência no cenário Arte Palavra
Authors: Silvia Santos Dornelas de Oliveira
First Advisor: Patrícia Regina Guimarães
First Co-advisor: Maria de Lourdes Motta Machado
First Referee: Roberto Assis Ferreira
Second Referee: Cristiane de Freitas Cunha Grillo
Abstract: Trata-se do relato de uma experiência em um dos cenários do curso de especialização em saúde do adolescente – sala de espera com adolescentes e jovens que vivem com HIV/aids em um centro de referência. Propomos aqui nos debruçarmos sobre os fragmentos das falas dos adolescentes compartilhadas no grupo, resultantes de uma construção coletiva. A reflexão será realizada à luz da psicanálise, buscando a significação da vivência. E assim acompanhar as relações entre o posicionamento do adolescente que vive com HIV/aids diante do seu tratamento e as implicações que tais posicionamentos tem para a sua vida. O corpo é invadido por mudanças decorrentes da puberdade e dos enfrentamentos dos embaraços e da intensidade das experiências, dos sentimentos e das atuações. Na tentativa de se encontrar frente a invasão da puberdade no corpo o adolescente com seus recursos constrói uma saída: a adolescência. Nesta delicada fase da vida, vivenciada de forma intensa, em muitas situações principalmente no que se refere aos que estão mais vulneráveis, o jovem se coloca em risco de várias formas. Relacionamos a conduta de risco ao posicionamento do adolescente em relação ao seu tratamento. E assim, jogando com a vida e com a morte, o adolescente se submete a cada ato que se realiza no ímpeto de uma situação ou conflito. E por fim: a construção de saídas inesperadas realizadas pelo adolescente mostrando sua força no mundo.
Abstract: This report is about an experience in one of the scenarios of the specialization course in adolescent health - waiting room with adolescents and young adults living with HIV/aids in a reference center. It is proposed here to reflect on the fragments of the adolescents' speeches shared in the group, resulting from a collective construction. The reflection will be carried out in the framework of psychoanalysis, seeking the meaning of the experience. This will enable us to follow the relationships between the positioning of adolescents living with HIV/aids when facing treatment and the implications that such positioning has for their lives. The body is invaded by changes resulting from puberty and the confrontations of embarrassments and the intensity of experiences, feelings, and actions. In an attempt to face the invasion of puberty in the body, the adolescent, with his/her resources, builds a way out: adolescence. In this delicate phase of life, experienced in an intense way, in many situations, especially when it comes to those who are more vulnerable, the youngster puts him/herself at risk in many ways. We relate the risk behavior to the adolescent's positioning in relation to his/her treatment. And so, playing with life and death, the adolescent submits to each act that takes place in the momentum of a situation or conflict. And finally: the construction of unexpected exits performed by the adolescent showing his/her strength in the world.
Subject: Saúde do Adolescente
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
HIV
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Saúde do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83173
Issue Date: 16-Feb-2022
Appears in Collections:Especialização em Saúde do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia arte palavra (1)pdf A.pdf898.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons