Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83203
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Ateliê (auto)biográfico de arte como possibilidade de (trans)formação do profissional-aluno de dança no contexto de pandemia da COVID-19 |
Authors: | Ana Cristina Carvalho Pereira Rosvita Kolb Bernardes |
Abstract: | Apresentamos aqui um processo de investigação sobre as contribuições do Ateliê (Auto)Biográfico de Arte proposto por nós, em 2020, como percurso formativo estético na disciplina Narrativas de Si no Ensino-Aprendizagem em Arte do Curso de Graduação em Dança-Licenciatura de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Em nossa proposta, guiamo-nos pelo seguinte questionamento: Como é possível pensar uma proposta de formação em Arte dentro do campo (Auto)Biográfico no contexto de pandemia da Covid-19? A partir daí, nosso objetivo foi o de construir um caminho experimentando outros modos de fazer que privilegiassem um espaço para a elaboração de processos de ensino-aprendizagem na promoção da abertura e da disponibilidade para a narrativa enquanto um processo (trans)formador. Nesse sentido, buscamos a interlocução com as autoras Christine Delory-Momberger (2005, 2006, 2016 e 2019), propondo o Ateliê Biográfico de Projetos, Marie Christine Josso (2004), a partir da concepção de narrativa, e Maria da Conceição Passeggi (2016, 2017), a partir da pesquisa-formação. Como resultado, podemos apontar que o processo de formação vivido no Ateliê (Auto)Biográfico de Arte pelos profissionais-alunos de Dança potencializou a ativação da memória do fazer/saber através da narrativa como expressão de si, proporcionando o reconhecimento do saber da experiência de cada um(a), reafirmando sua trajetória no campo da Dança e o fortalecimento da identidade da profissão. |
Subject: | Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Graduação em Dança Dança - Estudo e ensino Professores - Formação Licenciatura COVID-19 Pandemia, 2020- |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83203 |
Issue Date: | 2024 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.even3.com.br/anais/congresso-brasileiro-de-pesquisa-autobiografica-395675/802448-memorias-e-narrativas--processos-de-(trans)formacao/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ateliê (auto)biográfico de arte como possibilidade de (trans)formação do profissional-aluno de dança no contexto de pandemia da COVID-19.pdf | 252.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.