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http://hdl.handle.net/1843/83215
Tipo: | Tese |
Título: | Explorando a pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: um estudo baseado nos dados abertos da CAPES |
Autor(es): | Francis Bento Marques |
Primeiro Orientador: | Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
Primeiro Coorientador: | Renato Rocha Souza |
Primeiro membro da banca : | Mariângela Spotti Lopes Fujita |
Segundo membro da banca: | Flavio Codeço Coelho |
Terceiro membro da banca: | Mauricio Barcellos Almeida |
Quarto membro da banca: | Roniberto Morato do Amaral |
Quinto membro da banca: | Cristiane Mendes Netto |
Resumo: | A pesquisa teve como tema a produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, com foco na área da Ciência da Informação. O estudo, inserido na linha “Arquitetura e Organização do Conhecimento” destaca a importância do uso de dados abertos como instrumento de análise, permitindo observar padrões de crescimento, assimetrias regionais e indicadores que contribuem para a avaliação da ciência nacional. O problema da pesquisa reside na ausência de dados confiáveis e padronizados sobre a área, o que dificulta análises longitudinais e comparativas da produção científica. Para enfrentar essa limitação, o estudo propôs métodos de tratamento e curadoria de dados públicos, buscando construir uma base sólida para análises descritivas e exploratórias. O objetivo geral foi analisar a pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil com base em dados abertos de teses e dissertações da CAPES, caracterizando e posicionando o campo emr elação ao sistema nacional, por meio de um estudo bibliométrico. Entre os objetivos específicos, destacam-se a identificação dos programas existentes, a observação de sua distribuição regional, o levantamento de dados sobre docentes e discentes e a comparação como panorama nacional da pós-graduação. A fundamentação teórica abordou os fundamentos da Ciência da Informação, as políticas públicas de pós-graduação, os critérios de avaliação da CAPES, os princípios de dados abertos e as abordagens bibliométricas. A revisão de literatura identificou estudos que apontam o crescimento da pós-graduação no Brasil e na Ciência da Informação, além de desafios como a desigualdade regional e a ausência de padronização dos dados. A metodologia adotada foi exploratória, descritiva e quantitativa, baseada na análise de dados abertos da CAPES. As etapas incluíram coleta, tratamento e normalização dos dados, estruturação em dataframes, recortes temáticos, análise estatística e visualização por gráficos e mapas, com apoio da linguagem Python e bibliotecas como pandas, matplotlib, seaborneplotly. Foram analisados quatro conjuntos de dados: programas, docentes, discentes e trabalhos defendidos, abrangendo o período de 2004 a 2022. Os dados foram analisados e mdois níveis: o panorama nacional da pós-graduação e o recorte específico da Ciência da Informação. Os principais resultados indicam um crescimento expressivo da área de Ciênciada Informação em número de programas, na produção científica e no volume de titulados. Contudo, verificaram-se desigualdades regionais, com maior concentração no Sudeste e Sul; variações no tempo médio de titulação; e baixa internacionalização. Foram identificadas falhas nos registros da CAPES, como ausência de identificadores únicos para docentes e discentes, lacunas em campos como resumo e orientação, e inconsistências terminológicas. Esses problemas reforçam a necessidade de padronização e da adoção dos princípios FAIR(Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Como resultado metodológico, foi desenvolvida a MITAB-DA (Metodologia Integrada de Tratamento e Análise Bibliométricade Dados Abertos), que sistematiza os procedimentos de extração, limpeza, normalização, análise e visualização dos dados da CAPES, oferecendo um modelo replicável para estudos bibliométricos em escala nacional. Ao final, a pesquisa alcança seus objetivos ao oferecer um panorama inédito da pós-graduação em Ciência da Informação, destacando a curadoria de dados como ferramenta estratégica para avaliação institucional e formulação de políticas públicas. |
Abstract: | This research focuses on the scientific output of stricto sensu graduate programs inBrazil,with a specific emphasis on the field of Information Science. The study, insertedintheline“Architecture and Knowledge Organization” highlights the importance of using opendataasan analytical tool, enabling the observation of growth patterns, regional asymmetries, andindicators that contribute to the evaluation of national science. The research problemliesinthe lack of reliable and standardized data on the field, which hinders longitudinal andcomparative analyses of scientific production. To address this limitation, the studyproposedmethods for processing and curating public data, aiming to build a solid foundationfordescriptive and exploratory analyses. The general objective was to analyze graduate educationin Information Science in Brazil based on open data from CAPES theses and dissertations,characterizing and positioning the field within the national systemthrough a bibliometricstudy. Specific objectives included identifying existing programs, examining their regionaldistribution, collecting data on faculty and students, and comparing Information Sciencewiththe broader national graduate education landscape. The theoretical framework coveredthefoundations of Information Science, public policies for graduate education, CAPESevaluation criteria, open data principles, and bibliometric approaches. The literaturereviewidentified studies that point to the growth of graduate education in Brazil and in InformationScience, as well as challenges such as regional inequality and lack of data standardization.The methodology was exploratory, descriptive, and quantitative, based on the analysis of openCAPES data. The steps involved data collection, cleaning, and normalization; structuringintodataframes; thematic segmentation; statistical analysis; and visualization throughgraphsandmaps, supported by the Python programming language and libraries such as pandas,matplotlib, seaborn, and plotly. Four datasets were analyzed: programs, faculty, students, anddefended works, covering the period from 2004 to 2022. The data were examinedontwolevels: the national panorama of graduate education and a specific focus on the InformationScience field. The main results indicate significant growth in the area of InformationScience in terms of the number of programs, scientific production, and number of graduates.However, regional inequalities were observed, with a greater concentration in the Southeastand South; variations in the average time to graduate; and low internationalization. Flawswere identified in CAPES records, such as the absence of unique identifiers for facultyandstudents, gaps in fields such as abstract and guidance, and terminological inconsistencies.These problems reinforce the need for standardization and the adoption of FAIR(Findable,Accessible, Interoperable, Reusable) principles. As a methodological outcome, the MITAB-DA (Integrated Methodology for the Treatment and Bibliometric Analysis of OpenData) wasdeveloped. It systematizes the procedures for extraction, cleaning, normalization, analysis,and visualization of CAPES data, providing a replicable model for bibliometric studiesonanational scale. The research is part of the “Knowledge Architecture and Organization”linebyfocusing on practices for organizing, analyzing, and retrieving scientific informationthroughmetric studies. In the end, the research achieves its objectives by offering an unprecedentedpanorama of graduate studies in Information Science, highlighting data curation as astrategictool for institutional assessment and public policy formulation. |
Assunto: | Ciência da informação Pós-graduação Bibliometria Publicações científicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83215 |
Data do documento: | 16-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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