Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/83308
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ser professor/a de história: identidades docentes em (re)construção em memoriais de professores/as da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Being a history teacher: identities under (re) construction in the memorials of primary school’s teachers |
Autor(es): | Alessandra Soares Santos Araci Rodrigues Coelho |
Resumen: | O artigo busca promover uma reflexão sobre o processo de construção das identidades docentes de professores e professoras de História da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte a partir dos memoriais produzidos por eles/as em um curso de pós-graduação latu sensu. Qual o significado atribuído à docência do/a professor/a de História construído por eles/as? Qual a relação da construção deste significado com a história de vida, a formação, o contexto social e as escolhas didático-pedagógicas realizadas por eles/as? Essas são algumas das questões que orientaram a pesquisa. Concluímos que a dinâmica de construção de suas identidades envolveu tanto uma linearidade inerente ao exercício de narrar a própria vida, quanto uma preocupação com as relações entre a escola, o ensino de História e a sociedade, além de reflexões sobre o que ensinam e como ensinam. |
Abstract: | This article reflects on the process of build up history teacher identities in the municipal education system (Belo Horizonte, Brazil). The research was made from the memorials created by the resident history teachers during the lato sensu post-graduation course. What does it mean to you being a History teacher? What is the relation between the construction of this meaning and your life story, your education, your social context and your didactic and pedagogical choices? These are some of the questions we intend to approach in this research. We conclude that the constructing their identities involves a linearity inherent in the exercise of narrating one’s own life, as well a concern with the relationships between school, history teaching and society, in addition to reflections on what they teach an how they teach. |
Asunto: | Educação - História Professores - Formação Professores de história |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8675829 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83308 |
Fecha del documento: | 2024 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8675829 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista HISTEDBR On-line |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ser professor_a de história_ identidades docentes em (re)construção nas memórias dos professores do ensino primário.pdf | . | 4.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.