Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciano Sales Pradopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283996081286405pt_BR
dc.creatorMarina Kelly Oliveira Sousapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T12:58:59Z-
dc.date.available2025-07-07T12:58:59Z-
dc.date.issued2024-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83357-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a condition characterized by persistent deficits in social communication and social interaction, in multiple contexts, and the presence of restricted and repetitive patterns of behavior, interests, or activities. Studies show that swimming promotes motor, social, communicative, and behavioral improvements in neurotypical individuals. Despite this evidence, most well- established intervention programs for people diagnosed with autism do not incorporate swimming as a central element. Therefore, the present study aims to perform a literature review on the effects of swimming on communication, behavior, and social interaction in people with ASD. The MEDLINE database (PubMed), the Virtual Health Library, Scielo and CAPES periodicals were used as sources for articles on this topic. A total of 299 articles were identified, of which only 5 met the aforementioned inclusion criteria. The study of the impact of swimming on individuals diagnosed with autism is essential to support the science with evidence of its benefit and allow its incorporation into official recommendations for the treatment of the condition. In addition, once the role of Physical Education in ASD is clarified, this topic should be officially incorporated into the program of undergraduate courses. As final considerations, we highlight the importance of Physical Education professionals in the care of people diagnosed with autism and the benefits of regular swimming in addition to the improvement of motor skills.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, em múltiplos contextos, e a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Estudos mostram que a natação promove melhorias motoras, sociais, comunicativas e comportamentais em indivíduos neurotípicos. Apesar dessa evidência, a maioria dos programas de intervenção bem estabelecidos para pessoas com o diagnóstico de autismo não incorpora a natação como elemento central. Portanto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos da natação na comunicação, comportamento e interação social em pessoas com TEA. A base de dados MEDLINE (PubMed), a Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Periódicos da CAPES foram utilizadas como fonte de artigos sobre este tema. Foram identificados 299 artigos, dos quais apenas 5 atendem aos referidos critérios de inclusão. O estudo do impacto da natação em indivíduos com diagnóstico de autismo é essencial para embasar a ciência com evidências de seu benefício e permitir sua incorporação às recomendações oficiais para o tratamento da condição. Além disso, uma vez esclarecido o papel da Educação Física no TEA, esse tema deve ser incorporado oficialmente ao programa dos cursos de graduação. Como considerações finais, destacamos a importância dos profissionais de Educação Física no atendimento de pessoas com diagnóstico de autismo e os benefícios da prática regular da natação além do aprimoramento das habilidades motoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Preparação Física e Esportivapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectcomportamentopt_BR
dc.subjectinteração socialpt_BR
dc.subjectautismopt_BR
dc.subject.otherNatação para criançaspt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherExercícios terapêuticospt_BR
dc.titleOs efeitos da prática da natação na comunicação, no comportamento e na interação social em crianças com transtorno do espectro autismo: revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Marina Kelly Oliveira Sousa.pdf522.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.