Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83377
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A prática na Escola Família Agrícola de Jequeri-MG para a formação dos jovens agricultores |
Authors: | Neli Aparecida de Carvalho Virgínia de Lima Palhares |
Abstract: | O presente trabalho analisou aspectos que envolvem a educação dos jovens agricultores junto à Escola Família Agrícola de Jequeri (EFAJ) e as relações desse ensino com os saberes adquiridos em suas respectivas famílias e comunidade onde estão inseridos. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica, assim como realização de ferramenta participativa e em campo à EFAJ, e aplicação de entrevista semi-estruturada a duas famílias de alunos da escola. Os resultados apontaram que os alunos da EFAJ têm uma educação mais condizente com a realidade vivenciada por eles, em um contexto onde a produção agrícola da família está ligada com diversos saberes e práticas aplicados na produção agrícola. A união entre os saberes tradicionais oferecidos pela escola e os saberes herdados de modo intergeracional influenciam na produção agrícola e na permanência desses jovens agricultores no campo. |
Subject: | Comunidades agrícolas Trabalhadores rurais - Educação Educação rural |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83377 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://singa2017.wordpress.com/anais-do-singa-2017/gt-14/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA 2017) |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A prática na escola família agrícola de jequeri-mg para a formação dos jovens agricultores.pdf | 361.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.