Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83398
Type: | Tese |
Title: | Fios, redes e tramas de aprendizagens: agroecologia urbana e convivência comunitária na Horta Alto das Antenas |
Authors: | Gabriel Mattos Ornelas |
First Advisor: | Isabel Cristina de Moura Carvalho |
First Referee: | Claudia Job Schmitt |
Second Referee: | José Guilherme Cantor Magnani |
Third Referee: | Emmanuel Duarte Almada |
metadata.dc.contributor.referee4: | Natalino Neves da Silva |
Abstract: | Esta tese tem como fio condutor as aprendizagens ocorridas no âmbito da Horta Alto das Antenas, um espaço construído por um grupo de mulheres em parceria com o Programa Territórios Sustentáveis e as redes de agroecologia de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada entre 2021 a 2024, através de metodologias participativas e de minha observação etnográfica, que se transformou ao longo do tempo: inicialmente, como pesquisador e gestor do programa, e posteriormente, apenas como pesquisador. Essa mudança de posição no campo de pesquisa permitiu uma análise aprofundada dos desafios e possibilidades na construção do conhecimento e da prática da agroecologia urbana, tanto em nível institucional quanto no âmbito territorial e comunitário. A investigação seguiu os fios de conexões estabelecidos pelas mulheres da Horta Alto das Antenas com as comunidades de práticas e as redes tecidas pelo programa, revelando uma trama de aprendizagens agroecológicas que integra e articula as técnicas de produção de alimentos saudáveis e manejo sustentável com as questões de gênero, raça, classe, lutas socioambientais e convivência comunitária. Em tempos de emergência climática, a horta agroecológica, nas ruínas do capitalismo, anuncia processos de participação cosmopolítica, transformando as vidas das mulheres que se tornaram agricultoras urbanas, multiplicadoras e promotoras das práticas agroecológicas na Vila Alto das Antenas. As experiências e aprendizagens dessas mulheres também foram potencializadas por meio de mutirões, encontros, cursos e intercâmbios com outros territórios periféricos de Belo Horizonte (quilombo e ocupações urbanas) e redes regionais e nacionais de agroecologia. No entanto, a geração de renda com sustentabilidade ainda é um desafio, evidenciando a necessidade da justiça redistributiva e do fomento de outras economias frente à lógica neoliberal. Por fim, a tese apresenta um conjunto de experiências metodológicas participativas que destacam a importância da educação popular para e nas políticas públicas, além de trazer exemplos de tecnologias socioambientais e ações públicas de agroecologia para a promoção da sustentabilidade e saúde coletiva nos territórios urbanos. |
Abstract: | This thesis is guided by the learning processes that took place within the Alto das Antenas Garden, a space built by a group of women in partnership with the Sustainable Territories Program and agroecology networks in Belo Horizonte. This research was conducted between 2021 and 2024 using participatory methodologies and my own ethnographic observation, which evolved over time: initially as a researcher and program manager, and later solely as a researcher. This shift in my role within the research field allowed for a deeper analysis of the challenges and possibilities in constructing knowledge and practicing urban agroecology, both at an institutional level and within territorial and community contexts. The investigation traces the networks and connections established by the women of the Alto das Antenas Garden with communities of practice and the networks woven by the program, unveiling a web of agroecological learning that integrates and articulates techniques for healthy food production and sustainable management and issues of gender, race, class, socio-environmental struggles, and community coexistence. In times of climate emergency, the agroecological garden amidst the ruins of capitalism embodies processes of cosmopolitical participation, transforming the lives of the women who became urban farmers, multipliers, and promoters of agroecological practices in Vila Alto das Antenas. The experiences and learning of these women were also strengthened through collective efforts, gatherings, courses, and exchanges with other peripheral territories in Belo Horizonte (quilombos and urban occupations), as well as regional and national agroecology networks. Nevertheless, securing income generation with sustainability remains a challenge, highlighting the need for redistributive justice and support for alternative economies in the face of the neoliberal logic. Finally, the thesis presents a set of participatory methodological experiences that underscore the importance of popular education for and within public policies, as well as examples of socio-environmental technologies and public agroecology actions to promote sustainability and collective health in urban territories. |
Subject: | Educação Educação popular - Belo Horizonte (MG) Ecologia agrícola - Belo Horizonte (MG) Educação comunitária - Belo Horizonte (MG) Políticas públicas Comunidades urbanas - Belo Horizonte (MG) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83398 |
Issue Date: | 25-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_Gabriel_Mattos_Ornelas.pdf | 10.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.