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http://hdl.handle.net/1843/83444
Type: | Dissertação |
Title: | Aplicação do método multicritério AHP-processo de análise hierárquica no apoio à tomada de decisão no transporte rodoviário de cargas fracionadas |
Other Titles: | Application of the multicriteria method AHP-hierarchical analysis process to support decision-making in road transport of fractional cargo |
Authors: | Alessandro Wagner Ferreira |
First Advisor: | Ronderson Queiroz Hilário |
First Co-advisor: | Nilson Tadeu Ramos Nunes |
First Referee: | Elton Santos Franco |
Abstract: | A tendência mundial na logística e na cadeia de distribuição é a pressão pela redução dos custos, prazos de entrega, impactos ambientais e aumento da segurança das pessoas e das cargas, desencadeada pelo crescimento do e-commerce. O uso de transações comerciais de e-commerce, mediante a contratação de transportadores rodoviários de cargas fracionadas, tem crescido exponencialmente no Brasil, impulsionado pelo advento da internet, pela globalização dos mercados e pela nova realidade pós-pandemia COVID-19. Com isso, as organizações de transporte rodoviário de cargas fracionadas enfrentam enormes dificuldades para tratar os problemas logísticos complexos existentes de natureza subjetiva. Essa pesquisa busca responder a pergunta “Como avaliar opiniões, experiências e expectativas de resolução de um problema logístico, conforme o nível de importância, julgamentos dos especialistas para apoiar a tomada de decisão na gestão do transporte rodoviário de cargas fracionadas?”. O objetivo geral da pesquisa foi aplicar o AHP, método multicritério mais utilizado nas publicações do período de 2014 a 2024, em problemas logísticos complexos, avaliando os critérios e as alternativas, gerando uma prioridade final para o planejamento de ações e servindo como apoio à tomada de decisão no transporte rodoviário de cargas fracionadas. Para a seleção das publicações da revisão bibliográfica foram utilizados os programas de pesquisa Scopus, Google Acadêmico, periódicos ANPET, CAPES, Prisma e o software Rayyan. Na escolha do AHP a ser aplicado no estudo de caso, destacaram-se as publicações de autores de países europeus e asiáticos (2014 a 2024) cujo a base dos métodos também eram a conversão de valores subjetivos em valores numéricos para uma classificação final e apoio à tomada de decisão na gestão de problemas logísticos. As principais publicações nacionais consideradas que aplicaram o AHP foram extraídas de edições da Revista Transportes e do Periódico CAPES, sendo oito artigos científicos e uma tese de doutorado. Como resultado da pesquisa das publicações na Europa e Ásia o AHP foi o mais utilizado ao longo dos anos, indicando sua popularidade e aplicabilidade contínua em pesquisas relacionadas à logística e tomada de decisão. A presença de métodos combinados, como AHP-GIS, AHP-TOPSIS, AHP-VIKOR e AHP-WASPAS, sugeriram uma tendência de integração de múltiplas técnicas para abordar problemas logísticos complexos de maneira mais holística e precisa. A aplicação do AHP no estudo de caso resultou na priorização das melhores alternativas pela transparência, justificativa das decisões, simulação de novos cenários, integração de opiniões de múltiplos especialistas, aplicabilidade em diversos contextos e facilidade de uso. |
Abstract: | The global trend in logistics and the distribution chain is the pressure to reduce costs, delivery times, environmental impacts, and increase the safety of people and cargo, driven by the growth of e-commerce. The use of e-commerce transactions through the hiring of road freight carriers for less-than-truckload (LTL) cargo has grown exponentially in Brazil, fueled by the advent of the internet, market globalization, and the new post-COVID-19 pandemic reality. As a result, organizations involved in road transport of less-than-truckload (LTL) cargo face enormous difficulties in dealing with complex logistical problems of a subjective nature. This research seeks to answer the question: "How to evaluate opinions, experiences, and expectations regarding the resolution of a logistical problem, according to its level of importance, expert judgments, to support decision-making in the management of road transport of LTL cargo?" The main objective of the research was to apply the AHP (Analytic Hierarchy Process), the most widely used multicriteria method in publications from 2014 to 2024, to complex logistical problems, evaluating criteria and alternatives, generating a final priority for planning actions and supporting decision-making in the management of road transport of LTL cargo. For the selection of publications in the literature review, research programs such as Scopus, Google Scholar, ANPET journals, CAPES, Prisma 2020, and the Rayyan software were used. In choosing the AHP method to be applied in the case study, publications from authors in European and Asian countries (2014–2024) stood out, with methods based on the conversion of subjective values into numerical values for final classification and decision-making support in managing logistical problems. The main national publications considered that applied AHP were extracted from editions of the Revista Transportes and the CAPES Journal, comprising eight scientific articles and one doctoral thesis. As a result of the research on publications in Europe and Asia, AHP emerged as the most widely used method over the years, indicating its popularity and continued applicability in logistics and decision-making research. The presence of combined methods such as AHP-GIS, AHP-TOPSIS, AHP-VIKOR, and AHP-WASPAS suggested a trend towards integrating multiple techniques to address complex logistical problems in a more holistic and accurate way. The application of AHP in the case study resulted in the prioritization of the best alternatives, offering transparency, justification of decisions, simulation of new scenarios, integration of opinions from multiple experts, applicability in various contexts, and ease of use. |
Subject: | Transportes Transporte rodoviário de carga Processo decisório Logística Processo decisório por critério múltiplo Comercio eletrônico |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83444 |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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