Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/83515
Tipo: | Dissertação |
Título: | Quem mexeu no meu queijo? Uma proposta de ensino de Biologia investigativo sobre fermentação |
Autor(es): | Aline Fonseca Martins |
Primeiro Orientador: | Simone Cardoso Lisboa Pereira |
Resumo: | O ensino de Biologia enfrenta diversos desafios na atualidade, tais como: a falta de interesse e engajamento dos alunos; escassez de recursos e estrutura nas escolas para desenvolvimento de aulas práticas; dificuldades na compreensão de conceitos e termos; e a necessidade de contextualizar os temas com o entorno do aluno. Assim, as estratégias para superação dessas barreiras, devem priorizar metodologias que estimulem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Com base nisso, essa pesquisa objetivou a criação, aplicação e análise de uma sequência didática investigativa (SDI) que relacionasse o tema fermentação, boas práticas de higiene na fabricação de queijo minas artesanal e desenvolvimento microbiano, como forma de potencializar a compreensão do mundo que o discente está inserido, estimulando a argumentação, a análise crítica, o debate e a expressão de ideias acerca da temática em tela. E para tal, a proposta de SDI foi organizada em 04 aulas, que contaram com as seguintes atividades: (i) a apresentação da situação problema “Quem mexeu no meu queijo?” com levantamento do conhecimento prévio e com questões norteadoras para formulação de hipóteses (orientação e conceituação); (ii) Teste do azul de metileno em 4 amostras de leite provenientes de: ordenha mecânica, ordenha manual com condições de higiene, ordenha manual sem condições de higiene e leite ultra alta temperatura-UAT e confecção de queijo minas artesanal (Investigação); (iii) tradução de mensagem secreta com o código genético, leitura de textos e exibição de vídeos sobre fermentação láctica e os furinhos do queijo (conclusão) (iv) aula expositiva dialogada para esclarecimento de dúvidas; (v) confecção de flyer sobre boas práticas na produção de queijos (discussão). Foram envolvidos na pesquisa vinte e oito alunos do 1º ano do ensino médio, de uma escola estadual do município de Engenheiro Navarro-MG. A aplicação da sequência SDI possibilitou ao discente a ampliação de conhecimentos sobre temas inerentes a sua realidade, a saber: como ocorre a fermentação láctica e o seu papel na fabricação de queijos artesanais; a importância das boas práticas de higiene na fabricação desses produtos para promoção da saúde; e a comunicação dessa importância para a comunidade. Como produto, foi elaborado um e-book que pode ser acessado por outros professores de educação básica como estratégia de ensino aprendizagem tanto para alunos que estão integrados diretamente na cadeia produtiva do queijo minas artesanal, quanto para aqueles que em algum momento se comportam como consumidores. |
Abstract: | The teaching of Biology faces several challenges today, such as the lack of student interest and engagement; scarcity of resources and infrastructure in schools for developing practical lessons; difficulties in understanding concepts and terms; and the need to contextualize topics with the students’ surroundings. Thus, strategies to overcome these barriers should prioritize methodologies that encourage active student participation in the learning process. Based on this, this research aimed to create, implement, and analyze an investigative didactic sequence (IDS) that connects the topic of fermentation, good hygiene practices in the production of artisanal Minas cheese, and microbial development as a way to enhance students' understanding of the world they are part of, stimulating argumentation, critical analysis, debate, and the expression of ideas regarding the topic. To achieve this, the IDS proposal was structured into four lessons, which included the following activities: (i) Presentation of the problem-situation "Who moved my cheese?" with prior knowledge assessment and guiding questions for hypothesis formulation (orientation and conceptualization); (ii) Methylene blue test on four milk samples from: mechanical milking, manual milking under hygienic conditions, manual milking without hygienic conditions, and ultra-high temperature (UAT) milk, along with the production of artisanal Minas cheese (investigation); (iii) Deciphering a secret message using the genetic code, reading texts, and watching videos about lactic fermentation and the holes in the cheese (conclusion); (iv) A dialogued lecture to clarify doubts; (v) Creation of a flyer on good practices in cheese production (discussion). The research involved twenty-eight first-year high school students from a state school in the municipality of Engenheiro Navarro, MG. The implementation of the IDS allowed students to expand their knowledge on topics relevant to their reality, such as how lactic fermentation occurs and its role in the production of artisanal cheeses; the importance of good hygiene practices in the production of these products for health promotion; and how to communicate this importance to the community. As a final product, an e-book was developed, which can be accessed by other basic education teachers as a teaching-learning strategy, both for students directly involved in the artisanal Minas cheese production chain and for those who, at some point, act as consumers. |
Assunto: | Ensino - Biologia Pesquisa científica Plano do Trabalho Docente Queijo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83515 |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aline tcm versão final.pdf | 23.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons