Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83519
Type: Dissertação
Title: Amnésia global transitória e memória de reconhecimento emocional
Authors: Ana Cristina Alves Da Costa
First Advisor: Antônio Jaeger
metadata.dc.contributor.advisor2: Leonardo Cruz de Souza
Abstract: A Amnésia Global Transitória (AGT) é uma síndrome que prejudica temporariamente a formação de novas memórias (amnésia anterógrada), com preservação de outras habilidades cognitivas. O objetivo do presente estudo foi investigar se a AGT interfere no reconhecimento de estímulos emocionais (negativos, neutros e positivos). Para isso, o reconhecimento e o critério de resposta destes pacientes foram avaliados durante a fase ictus em um experimento de que possuía duas fases: fase estudo e fase de teste, e que foi aplicado em pacientes com AGT (n = 20) e a indivíduos controles saudáveis (n = 20), pareados por sexo, idade e escolaridade. Na fase codificação, os participantes visualizavam e avaliavam a valência emocional das imagens, enquanto na fase de teste, as imagens codificadas eram reapresentadas entre imagens novas, e os participantes julgavam quais imagens haviam sido apresentadas anteriormente (i.e., reconhecimento) e a confiança em cada resposta. Os participantes também passaram por avaliação de eficiência cognitiva global, teste de memória episódica, teste de fluência semântica e “span” de dígitos. O grupo AGT apresentou desempenho inferior ao grupo controle em tarefas de memória episódica, memória operacional e no MEEM. A análise da discriminabilidade (d) revelou que o grupo controle apresentou maior discriminação entre estímulos antigos e novos do que o grupo AGT, enquanto a análise do critério de resposta (C) demonstrou que o grupo AGT produziu um viés significativamente mais conservador do que o grupo controle, sendo mais relutante em classificar estímulos como vistos anteriormente Conclusão: Esses resultados reforçam que a AGT afeta primariamente a memória episódica e a discriminação de estímulos emocionais, enquanto outras habilidades cognitivas podem ser preservadas. Palavras-chave: amnésia global transitória; reconhecimento; memória episódica; memória emocional.
Abstract: Transient Global Amnesia (TGA) is a syndrome that temporarily impairs the formation of new memories (anterograde amnesia), with preservation of other cognitive abilities. The objective of the present study was to investigate whether TGA interferes with the recognition of emotional stimuli (negative, neutral and positive). To this end, the recognition and response criteria of these patients were evaluated during the ictus phase in an experiment that had two phases: study phase and test phase, and which was applied to patients with TGA (n = 20) and to healthy control subjects (n = 20), matched by sex, age and education. In the coding phase, participants viewed and assessed the emotional valence of the images, while in the test phase, the coded images were re-presented among new images, and participants judged which images had been previously presented (i.e., recognition) and confidence in each response. Participants also underwent an assessment of global cognitive efficiency, episodic memory test, semantic fluency test and digit span test. The TGA group performed lower than the control group in episodic memory, working memory, and MMSE tasks. The analysis of discriminability (d) revealed that the control group showed greater discrimination between old and new stimuli than the AGT group, while the analysis of the response criterion (C) demonstrated that the TGA group produced a significantly more conservative bias than the control group, being more reluctant to classify stimuli as previously seen Conclusion: These results reinforce that TGA primarily affects episodic memory and the discrimination of emotional stimuli, while other cognitive abilities can be preserved.
Subject: Neurociências
Ammésia Global Transitória
Memória Episódica
Reconhecimento Psicológico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/83519
Issue Date: 19-Feb-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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