Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83571
Type: | Dissertação |
Title: | A flecha e a sapucaia : xamanismo puri e coroado nas Minas Gerais coloniais (1760-1823). |
Other Titles: | The arrow and the sapucaia : puri and coroado xamanism in colonial Minas Gerais (1760-1823) |
Authors: | Rossiano Henrique Oliveira Vilaça |
First Advisor: | Douglas Cole Libby |
First Referee: | Izabel Missagia de Mattos |
Second Referee: | David Barbuda Guimarães de Meneses Ferreira |
Abstract: | Este trabalho pretende reconstruir alguns elementos da cosmologia dos povos Puri, Coroado e outros grupos indígenas do sudeste do território de Minas Gerais, analisando fontes do fim do período colonial, sobretudo referentes às décadas entre 1760 e 1820. Nossas investigações se dão em torno do xamanismo praticado por estes grupos, definindo o xamanismo como um conjunto de práticas e concepções de mundo baseadas na compreensão de um universo atravessado por elementos espirituais, onde seres animais, vegetais, espirituais e humanos podem influenciar uns aos outros de formas diversas. Através destas investigações, objetivamos entender categorias de pensamento que orientaram as decisões destes grupos indígenas através de suas histórias, como suas noções de humanidade, parentesco, natureza, aliança e guerra. Por diversas razões históricas, há relativamente poucos trabalhos etnográficos e etnológicos desenvolvidos sobre as cosmologias dos povos Puri e Coroado, se comparados à literatura produzida sobre outros povos indígenas sul-americanos. Portanto, nosso trabalho se utiliza de relatos de viagens, que trazem descrições proto-etnográficas sobre práticas tradicionais, elementos mitológicos e outras informações sobre suas concepções de mundo. Neste esforço, dialogamos intensamente com trabalhos e conceitos desenvolvidos pela antropologia, visando compreender elementos cosmológicos Puri-Coroado similares aos descritos em outras sociedades indígenas sul-americanas. Apesar destes esforços interdisciplinares, o presente trabalho não deixa de discutir temas e questões caras à historiografia mineira e à historiografia indígena, discutindo questões como a relação entre a colonização de Minas Gerais e os territórios dos sertões, os processos de etnogênese indígena e a diversidade de estratégias usadas pelos povos originários diante do avanço das fronteiras coloniais. |
Abstract: | This work aims to reconstruct some cosmological elements of the Puri, Coroado and other indigenous groups that inhabited the territories of south-eastern Minas Gerais, analyzing historical sources between the decades of 1760 and 1820. Our investigations are about the shamanism practiced by these groups, defining “shamanism” as a range of practices and worldviews based on a universe trespassed by spiritual elements, where beings such as animals, vegetables, spirits and humans can influence one another in various ways. Through these investigations, we aim to better understand the categories of thought that oriented decisions of these indigenous groups throughout their histories, such as their notions of humanity, kinship, nature, alliance and war. For various historical reasons, there are relatively few ethnographic and ethnological works written about the cosmologies of the Puri and Coroado peoples, if compared to the literature about other indigenous peoples of South America. Because of that, our work is based on travelogues that bring proto-ethnographic descriptions about traditional practices, mythological elements and other information about their worldviews. In our effort, we develop a frequent dialogue with anthropological concepts, aiming to understand cosmological elements of the Puri-Coroado peoples that are similar to the ones described in other South American indigenous societies. Aside from these interdisciplinary efforts, our work discusses central themes and problems within the historiography about Minas Gerais and the indigenous peoples of Brazil, discussing subjects such as the relationship between the colonization of Minas Gerais and the territories called “sertões” (or backlands), the processes of indigenous ethnogenesis and the multitude of strategies mobilizes by the originary peoples in face of the advance of colonisation. |
Subject: | História - Teses Indígenas - História - Teses Indios puris - Teses Minas Gerais - História - Teses Colonização - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83571 |
Issue Date: | 16-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A flecha e a sapucaia - xamanismo Puri e Coroado nas Minas Gerais coloniais (1760-1823)..pdf | 12.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License