Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/83721
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Caving: potencialidades para o aprendizado da educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Caving: potentials for environmental education learning |
Autor(es): | Marilda Teixeira Mendes Michela Abreu Francisco Alves Bruna Kaicy Barbosa Andréia Luiza Oliveira Costa Cecília Rodrigues Medeiros Vera Lúcia Lacerda Medeiros Irene Menegali Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo |
Resumo: | A destruição e o desequilíbrio ambiental impactam negativamente o bem-estar das populações, exigindo uma análise sistemática dos problemas ambientais que considere as inter-relações e a integração entre diversos fatores. Busca-se uma nova concepção dos problemas ambientais que não seja apenas biológica, mas que considere uma ecologia profunda, focando na relação entre o ser humano e a natureza de forma não antropocêntrica. A abordagem ecossistêmica é vista como uma oportunidade para a construção do conhecimento de maneira interconectada, capaz de compreender a complexidade dos fenômenos. Este estudo examina a possibilidade de refletir sobre questões socioambientais e de lazer em ambientes de caverna, por meio do caving, e analisa a ecologia humana e profunda como instrumentos para uma nova abordagem na relação entre o ser humano e a natureza. As práticas de caving podem contribuir para a conscientização ambiental, promovendo uma gestão equilibrada e sustentável das atividades realizadas. A educação ambiental deve ser parte fundamental para uma conduta consciente, formando praticantes afetuosos e críticos. A ecologia profunda destaca a interdependência e a importância de construir comunidades sustentáveis. Assim, é crucial promover um entendimento mais profundo e holístico das relações entre o ser humano e a natureza. O objetivo deste estudo foi analisar se as práticas espeleológicas configuram-se como potencialidades para a educação ambiental. |
Abstract: | The destruction and environmental imbalance negatively impact the well-being of populations, requiring a systematic analysis of environmental issues that considers interrelations and integration among various factors. A new conception of environmental problems is sought, one that is not solely biological but considers deep ecology, focusing on the relationship between humans and nature in a non-anthropocentric way. The ecosystem approach is seen as an opportunity to construct knowledge in an interconnected manner, capable of understanding the complexity of phenomena. This study examines the possibility of reflecting on socio-environmental and leisure issues in cave environments through caving and analyzes human and deep ecology as tools for a new approach to the relationship between humans and nature. Caving practices can contribute to environmental awareness, promoting balanced and sustainable management of activities. Environmental education should be a fundamental part of fostering a conscious attitude, forming affectionate and critical practitioners. Deep ecology emphasizes interdependence and the importance of building sustainable communities. Thus, it is crucial to promote a deeper and more holistic understanding of the relationships between humans and nature. The objective of this study was to analyze whether speleological practices represent potentialities for environmental education. |
Assunto: | Educação ambiental Ecologia profunda Ecologia humana Espeleologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.69849/revistaft/th10248091235 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83721 |
Data do documento: | Jul-2024 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistaft.com.br/caving-potencialidades-para-o-aprendizado-da-educacao-ambiental/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | RevistaFT |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caving - potencialidades para o aprendizado da educação ambiental.pdf | 708.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.