Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83767
Type: Dissertação
Title: Geodesign para o planejamento da caminhabilidade de pessoas idosas em Ouro Preto (Minas Gerais)
Other Titles: Geodesign for planning the walkability of elderly people in Ouro Preto (Minas Gerais)
Authors: Ana Luíza Rodrigues da Silva Santos
First Advisor: Daniela Antunes Lessa
First Co-advisor: Bárbara Abreu Matos
First Referee: Ana Clara Mourão Moura
Second Referee: Mateus Humberto Andrade
Third Referee: Leandro Cardoso
Abstract: O envelhecimento populacional é um fenômeno global que se intensificou nas últimas décadas. No Brasil, essa tendência também se reflete nas cidades patrimonializadas de Minas Gerais, como Ouro Preto, cidade objeto de estudo da dissertação, onde a população idosa cresceu 39,8% entre 2010 e 2022. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1980, a cidade apresenta aspectos físico-espaciais que dificultam a mobilidade a pé, especialmente para as pessoas idosas, comprometendo sua autonomia e inclusão social. Diante desse cenário, a dissertação tem como objetivo propor melhorias voltadas à caminhabilidade das pessoas idosas considerando como área de estudo um recorte do distrito-sede da cidade. O perímetro selecionado abrange monumentos históricos e edificações essenciais ao cotidiano dos moradores. Como ferramenta metodológica, utilizou-se o Geodesign, que une o uso de tecnologias geoespaciais com o planejamento participativo para possibilitar a elaboração de propostas coerentes com a realidade patrimonial da cidade e as necessidades das pessoas idosas. Para a construção coletiva de ideias, foram convidados diferentes atores sociais, sendo representantes do grupo etário e especialistas, que trocaram vivências e experiências em prol do atendimento às necessidades da população. Em linhas gerais, as propostas desenvolvidas no workshop oficial se destacaram por serem simples, práticas e de fácil execução. As soluções mais urgentes envolvem melhorias na acessibilidade das calçadas, aprimoramento da iluminação pública voltada aos pedestres e a uniformidade e manutenção da pavimentação. Os participantes enfatizaram a importância de serem ouvidos nesse momento de troca e construção coletiva. Em suma, a dissertação contribuiu para ampliar o leque de estudos sobre a caminhabilidade em cidades patrimonializadas, ressaltando a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a preservação patrimonial com a inclusão social. Além disso, alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente à ODS 11, que visa tornar as cidades mais sustentáveis e acessíveis para todos.
Abstract: Population aging is a global phenomenon that has intensified in recent decades. In Brazil, this trend is also reflected in the heritage cities of Minas Gerais, such as Ouro Preto, the city studied in this dissertation, where the elderly population grew by 39.8% between 2010 and 2022. Recognized as a World Heritage Site by UNESCO since 1980, the city has physical and spatial aspects that make walking difficult, especially for the elderly, compromising their autonomy and social inclusion. Given this scenario, the dissertation aims to propose improvements aimed at the walkability of the elderly, considering a section of the city's main district as the study area. The selected perimeter includes historical monuments and buildings essential to the daily lives of residents. Geodesign was used as a methodological tool, which combines the use of geospatial technologies with participatory planning to enable the development of proposals that are consistent with the city's heritage reality and the needs of the elderly. For the collective construction of ideas, different social actors were invited, including representatives of the age group and experts, who exchanged experiences in order to meet the needs of the population. In general, the proposals developed in the official workshop stood out for being simple, practical and easy to implement. The most urgent solutions involve improvements in the accessibility of sidewalks, improvement of public lighting aimed at pedestrians and uniformity and maintenance of paving. The participants emphasized the importance of being heard in this moment of exchange and collective construction. In short, the dissertation contributed to expanding the range of studies on walkability in heritage cities, highlighting the need to find a balance between heritage preservation and social inclusion. In addition, it is aligned with the UN Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 11, which aims to make cities more sustainable and accessible for all.
Subject: Transportes
Caminhabilidade
Acessibilidade
Idosos
Planejamento
Inclusão social
Ouro Preto (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83767
Issue Date: 31-May-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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