Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83802
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932133977921090pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Luiza de Souza Coutopt_BR
dc.contributor.referee2Mayara Nicolau de Paulapt_BR
dc.creatorVanusa Maria Félixpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179718614574108pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-24T12:52:33Z-
dc.date.available2025-07-24T12:52:33Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83802-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teaching of comprehensive and interpretative listening in Portuguese Language classes, focusing on the education of middle school students. The research emerged from the perception of the scarcity of studies addressing the systematic teaching of listening as a pedagogical practice and the need to develop this skill in the school context. Based on theorists such as Bakhtin, Antunes, and Carvalho & Ferrarezi Jr., among others, the dissertation explores concepts such as verbal interaction, responsiveness, otherness, and feedback, highlighting the importance of active listening for knowledge construction and improved communicative relationships. Methodologically, this is an action research applied to an 8th-grade class in a public school in the city of Nova União/MG, using a didactic sequence composed of diagnostic activities, listening workshops, and feedback exercises. Prosody, particularly the elements of intonation, rhythm, and pauses, was used as a strategy to enhance students' listening skills. The results highlight challenges such as students9 difficulty in maintaining concentration, the need for more efficient planning, and the adaptation of technology use in the pedagogical context. The study concludes that listening education should be addressed in a systematic manner, fostering critical comprehension, meaningful verbal interaction, and citizen formation among students.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o ensino da escuta compreensiva e interpretativa nas aulas de Língua Portuguesa, com foco na formação de alunos do Ensino Fundamental 2. A pesquisa surgiu da percepção da escassez de trabalhos voltados para a sistematização da escuta como prática pedagógica e da necessidade de desenvolver essa habilidade no contexto escolar. Fundamentada em teóricos como Bakhtin, Antunes, Carvalho & Ferrarezi Jr., entre outros, a dissertação aborda conceitos como interação verbal, responsividade, alteridade e feedback, destacando a importância da escuta ativa para a construção do conhecimento e a melhoria das relações comunicativas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação aplicada a uma turma do 8º ano de uma escola pública da cidade de Nova União/MG, utilizando uma sequência didática composta por atividades de sondagem, oficinas de escuta e feedback. A prosódia, especialmente os elementos de entonação, ritmo e pausas, foi trabalhada como estratégia para aprimorar a escuta dos alunos. Os resultados evidenciam desafios como a dificuldade de concentração dos estudantes, a necessidade de planejamento mais eficiente e a adaptação do uso de tecnologia no contexto pedagógico. Conclui-se que o ensino da escuta deve ser tratado de forma sistemática, favorecendo a compreensão crítica, a interação verbal significativa e a formação cidadã dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscuta compreensiva e interpretativapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectResponsividadept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Versificaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Pronúnciapt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.titleEscuta compreensiva e interpretativa: ensino e aprendizagem da oralidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ESCUTA COMPREENSIVA E INTERPRETATIVA.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.