Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83870
Type: Tese
Title: Paternidade e maternidade no contexto da paralisia cerebral : um estudo sobre identidade
Authors: Eder Luiz Nogueira
First Advisor: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
First Referee: Maria Cristina Smith-Menandro
Second Referee: Bruna Figueireo Manzo
Third Referee: Érika Lourenço
metadata.dc.contributor.referee4: Sibele Maria Martins de Barros
Abstract: A experiência de ser pai ou mãe está associada a práticas construídas a partir de significados socialmente compartilhados. A atitude de homens e mulheres com relação a criação dos (as) filhos (as) assume contornos que se concretizaram de acordo com as influências dos contextos histórico, social e político. Neste processo, as configurações familiares se organizam de acordo com a dinâmica social na qual ela é produzida. A compreensão das vivências de pais ou mães que têm filhos (as) com paralisia cerebral é relevante para os estudos dos aspectos psicossociais associados à construção da identidade de homens e mulheres no exercício da paternidade e maternidade. Orientado pela Teoria da Identidade Social, o objetivo deste trabalho foi analisar a identidade social de pais e mães de pessoas com paralisia cerebral. Participaram da pesquisa cinco pais e cinco mães com filhos (as) com paralisia cerebral que foram entrevistados individualmente por meio de um roteiro semiestruturado. As informações obtidas a partir das entrevistas foram submetidas à análise fenomenológica interpretativa que nos forneceu os elementos para a compreensão do fenômeno investigado. Os pais e mães entrevistados (as) desenvolveram narrativas que evidenciaram significados de paternidade e maternidade associados ao afeto com os (as) filhos (as), o que, de acordo com eles (as), é fundamental para o exercício das responsabilidades de ser pai e mãe. A dedicação aos (às) filhos (as) com paralisia cerebral exigiu dos pais e mães mudanças no campo das relações sociais devido às necessidades de atenção com as atividades da vida diária dos (as) filhos (as). Quatro dos pais entrevistados relataram a necessidade de reorganizações nas configurações familiares para adequação ao atendimento das demandas associadas aos (às) filhos (as) com paralisia cerebral. Eles (as) destacaram que as experiências com os (as) filhos (as) nos espaços públicos têm sido, muitas vezes, marcadas por atitudes preconceituosas. Os pais e mães entrevistados relatam que superaram às expectativas de desenvolvimento previstas pelos médicos para os (as) filhos (as), o que estimulou a valorização da identidade como pais e mães, fator importante para o fortalecimento da autoestima. Os pais e mães afirmaram que o cuidado que têm empreendido junto aos (às) filhos (as) possibilitou percorrerem caminhos diferentes daqueles previstos pelos profissionais da saúde como, por exemplo, superar a expectativa de um curto período de vida para os (as) filhos (as). O grupo de pais e mães entrevistados (as) lutam por garantir os direitos dos (as) filhos (as), o que é movido pelo reconhecimento de que eles (elas) têm as mesmas prerrogativas do grupo hegemônico. Os pais e mães atribuíram as conquistas dos (as) filhos (as) ao sucesso do exercício das suas atribuições junto a eles (as). A luta por manter uma identidade social positiva constitui mecanismos de superação dos limites objetivos e subjetivos presentes na vida diária dos pais e mães com relação aos (às) filhos (as) com paralisia cerebral, seja no grupo familiar ou nos espaços públicos.
Abstract: The experiences of fatherhood and motherhood are associated to practices constructed from meanings that are socially shared. Men and women attitude towards raising their children take shapes concretized accordingly to the influences of historical, social and political contexts. In these processes, the family settings organize themselves in the same social dynamics from which they were born. The understanding of experience of parents who have children with cerebral palsy is relevant to the study of the psychosocial aspects associated with the construction of men and women identity in the exercise of parenthood. Guided by the Social Identity Theory, our aims were to identify, describe and analyze the social identity of fathers and mothers of people with cerebral palsy. Five parents and five mothers with children with cerebral palsy participated in this study and were interviewed through a semi-structured script. All the informations obtained from the interviews were submitted to interpretative phenomenological analysis (IPA) that has yielded the elements for understanding the investigated topic. The interviewed mothers and fathers developed narratives evidencing meanings of paternity and motherhood associated with the affection to their children which, by their point of view, was fundamental to the exercise of the responsibilities of being a father and mother. The dedication to the children with cerebral palsy demanded of the fathers and mothers’ changes in the field of social relations due to the need of attention paid to daily life activities of their children. Four of the interviewed parents reported needs for reorganizing the family settings to meet demands associated with their children with cerebral palsy. The parents emphasized that experiences with their children in public spaces have often been marked by prejudiced attitudes. The parents interviewed reported that they exceeded the expectation of the doctors' planned development of their children which has stimulated the act of valuing their identidy as mothers and fathers. This was an important factor for enhancing their self-esteem. Parents affirmed the care they have taken with their children made it possible for them to follow a different path, from that one predicted by the healthcare professionals, regarding the expectation of a short period of life for their children. These parents struggle to guarantee the rights of their children, which is motivated by the recognition that they have the same prerogatives as the hegemonic group of parents. In addition, parents attribute the achievement of their children to the success in the exercise of their parenting duties. The group of interviewed fathers and mothers struggles to guarantee the rights of their children, which is driven by the recognition that they have the same prerogatives as the hegemonic group. The parents attributed the achievements of (the) children (as) the success of the exercise of their duties with your childrens. The desire to maintain a positive social identity constituted some mechanisms to overcome objective and subjective limits present in the fathers’ and mothers’ daily life regarding their children with cerebral palsy in both the familiar setting or at the public space.
Subject: Psicologia - Teses
Maternidade - Teses
Paternidade - Teses
Identidade social - Teses
Paralisia cerebral - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83870
Issue Date: 29-Jul-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eder Luiz Nogueira Paternidade e maternidade no contexto da Paralisia Cerebral Normal.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons