Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/83983
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Autoavaliação de saúde e fatores relacionados ao trabalho dos professores da educação básica no brasil |
Título(s) alternativo(s): | Self-rated health and factors related to the work of basic education’s teachers in Brazil |
Autor(es): | Évelin Angélica Herculano de Morais Ada Ávila Assunção Mery Natali Silva Abreu |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a associação entre a autoavaliação de saúde dos professores e as condições que eles encontram para trabalhar nas escolas da Educação Básica no Brasil. Estudo transversal, realizado entre 2015 e 2016, representativo dos professores da Educação Básica do País, cuja variável desfecho foi a autoavaliação de saúde (AAS). As variáveis explicativas foram as características relacionadas ao trabalho. Para avaliar os fatores associados à AAS foi utilizado o Modelo de Regressão Logística de Chances Proporcionais. A prevalência de AAS ruim foi de 27%. A probabilidade de pior AAS foi significativamente maior para o grupo que informouepisódios de violência verbal (OR=1,26; IC95% 1,09-1,44), pressão laboral (OR=1,18; IC95% 1,04-1,33), e deslocamento para escola superior a 50 minutos (OR=1,19; IC95% 1,031,38). A probabilidade de pior AAS foi significativamente menor para aqueles que relataram dispor de tempo suficiente para cumprir suas tarefas (OR=0,77; IC95% 0,64-0,92), apoio social (OR=0,79; IC95% 0,69-0,89) e satisfação com o próprio trabalho (OR=0,79; IC95% 0,69-0,91). Ações sobre o ambiente e a organização escolar e melhorias no transporte dos professores para o trabalho são desejáveis. |
Abstract: | The scope of this article is to analyze the association between teachers’ self-rated health and the conditions in which they work in Basic Education schools in Brazil. It involved a crosssectional study, carried out between 2015 and 2016, representative of Basic Education teachers in the country, the outcome variable of which was self-rated health (SRH). The explanatory variables were the work-related characteristics. To assess the factors associated with SRH, the Proportional Odds Logistic Regression Model was used. The prevalence of poor SRH was 27%. T he probability of poor SRH was significantly higher for the group that reported episodes of verbal violence (OR=1.26; 95%CI 1.09-1.44), work pressure (OR=1.18; 95%CI 1, 04-1.33), and a commute to school of more than 50 minutes (OR=1.19; 95%CI 1.03-1.38). The probability of poor SRH was significantly better for those who reported having enough time to complete their tasks (OR=0.77; 95%CI 0.64-0.92), social support (OR=0.79; 95%CI 0.69-0.89) and satisfaction with their workload (OR=0.79; 95%CI 0.690.91). Actions on the school environment and organization and improvements in the transport of teachers to work are desirable. |
Assunto: | Professores Escolares Exposição Ocupacional Autoavaliação Diagnóstica Saúde Ocupacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/1413-81232023281.07022022 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83983 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/csc/a/4RG4GQpp7kzS6tjYbNDgyTj/?format=pdf |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autoavaliação de saúde e fatores relacionados pdfa.pdf | 162.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.