Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83985
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria José Campagnole dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6879415112232630pt_BR
dc.creatorFernando Henrique de Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5421818157741820pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T17:28:41Z-
dc.date.available2025-08-04T17:28:41Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83985-
dc.description.abstractCurrently the teaching of physiology in high school takes place in a fragmented and distant way from the student's reality. It is based only on the memorization of information contained in textbooks and lectures, which makes it difficult for students to learn human physiology. In the present work, we sought to verify the influence on the use of an active methodology, of the didactic game type, using a puzzle of the cardiovascular system for high school students from a public school in the municipality of Piumhi, MG. In addition, a socioeconomic survey of students was carried out. According to the experimental design, students were organized in groups with and without games, where the proposed activities were developed and evaluated in 2 moments: test and final evaluation. Analyzes of the data obtained with this study indicate that the use of the didactic game, as a tool for teaching the cardiovascular system, can improve the performance of students in the discipline of physiology. The study also indicates that students who carried out research, in addition to answering the test and carrying out the activity with the educational game closest to the final assessment, performed better in relation to the other group.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente o ensino de fisiologia no ensino médio se dá de forma fragmentada e distante da realidade do aluno. Baseia-se apenas na memorização de informações contidas em livros didáticos e em aulas expositivas, o que dificulta a aprendizagem de fisiologia humana pelo aluno. No presente trabalho buscou-se verificar a influência no uso de uma metodologia ativa, do tipo jogo didático, utilizando um quebra cabeça do sistema cardiovascular para estudantes do nível médio de uma escola pública do município de Piumhi, MG. Além disso, realizou-se um levantamento socioeconômico dos estudantes. De acordo delineamento experimental os estudantes forma organizados em grupos com jogo e sem jogo, onde se desenvolveu as atividades propostas sendo avaliados em 2 momentos : teste e avaliação final. As análises dos dados obtidos com esse estudo indicam que o uso do jogo didático, como ferramenta para o ensino do sistema cardiovascular, pode melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina de fisiologia. O estudo também indica que os estudantes que realizaram pesquisa, além de responder ao teste e realizar a atividade com o jogo didático mais próximo da avaliação final tiveram desempenho melhor em relação ao outro grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSistema cardiovascularpt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherSistema Cardiovascularpt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleMetodologia ativa no ensino do sistema cardiovascular: uso de jogo como estratégia de aprendizagem.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertacao_Metodologia ativa no ensino do sistema cardiovascular.pdf2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons