Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83985
Type: Dissertação
Title: Metodologia ativa no ensino do sistema cardiovascular: uso de jogo como estratégia de aprendizagem.
Authors: Fernando Henrique de Andrade
First Advisor: Maria José Campagnole dos Santos
Abstract: Atualmente o ensino de fisiologia no ensino médio se dá de forma fragmentada e distante da realidade do aluno. Baseia-se apenas na memorização de informações contidas em livros didáticos e em aulas expositivas, o que dificulta a aprendizagem de fisiologia humana pelo aluno. No presente trabalho buscou-se verificar a influência no uso de uma metodologia ativa, do tipo jogo didático, utilizando um quebra cabeça do sistema cardiovascular para estudantes do nível médio de uma escola pública do município de Piumhi, MG. Além disso, realizou-se um levantamento socioeconômico dos estudantes. De acordo delineamento experimental os estudantes forma organizados em grupos com jogo e sem jogo, onde se desenvolveu as atividades propostas sendo avaliados em 2 momentos : teste e avaliação final. As análises dos dados obtidos com esse estudo indicam que o uso do jogo didático, como ferramenta para o ensino do sistema cardiovascular, pode melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina de fisiologia. O estudo também indica que os estudantes que realizaram pesquisa, além de responder ao teste e realizar a atividade com o jogo didático mais próximo da avaliação final tiveram desempenho melhor em relação ao outro grupo.
Abstract: Currently the teaching of physiology in high school takes place in a fragmented and distant way from the student's reality. It is based only on the memorization of information contained in textbooks and lectures, which makes it difficult for students to learn human physiology. In the present work, we sought to verify the influence on the use of an active methodology, of the didactic game type, using a puzzle of the cardiovascular system for high school students from a public school in the municipality of Piumhi, MG. In addition, a socioeconomic survey of students was carried out. According to the experimental design, students were organized in groups with and without games, where the proposed activities were developed and evaluated in 2 moments: test and final evaluation. Analyzes of the data obtained with this study indicate that the use of the didactic game, as a tool for teaching the cardiovascular system, can improve the performance of students in the discipline of physiology. The study also indicates that students who carried out research, in addition to answering the test and carrying out the activity with the educational game closest to the final assessment, performed better in relation to the other group.
Subject: Ensino - Biologia
Sistema Cardiovascular
Jogos educativos
Ensino - Metodologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83985
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Metodologia ativa no ensino do sistema cardiovascular.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons