Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83986
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cleber Cunha Figueredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8962850253839431pt_BR
dc.creatorÉrica de Oliveira Cambraiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6030155085932111pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T17:30:21Z-
dc.date.available2025-08-04T17:30:21Z-
dc.date.issued2025-02-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83986-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to raise awareness about the importance of water resources in urban environments, using an investigative and participatory approach with high school students. The issue of urban water resources is often neglected by the government and society, despite their crucial role in maintaining of ecosystems and water quality. To treat this issue, were developed a didactic sequence that involved practical activities in the classroom, encouraging the students to explore the topic of water resources through discussions, development of games and scale models, interviews with local residents and the production of a documentary. The methodology adopted included the introduction of geographic and environmental concepts, as well as an application of a questionnaire to assess the students' perceptions about water resources in their communities. The classes were structured in different stages, starting with the formulation of guiding questions and ending at the presentation of four types of final educational resources, including documentaries, educational games, scale models and a virtual and a physical map. The results indicated that the use of audiovisual resources, such as documentaries, and the interaction with the local community were effective to foster a critical reflection and debate on the preservation of water resources. The feedback of the students revealed that the diversity of methodological approaches contributed to an expressive increase of learning, allowing to each student to connect with the theme by a unique way. In addition, the research demonstrated the importance of a environmental education in the urban context, contributing to the formation of citizens who are more conscious and engaged at the protection of water resources. This research do not only enriches the field of environmental education, but also proposes a teaching model that can be replicated in to other communities, aiming at the valorization and preservation of urban water resources.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância das nascentes em ambientes urbanos, utilizando uma abordagem investigativa e participativa de estudantes do ensino médio. A problemática das nascentes urbanas é frequentemente negligenciada pelo poder público e pela sociedade, apesar de seu papel crucial na manutenção dos ecossistemas e na qualidade da água. Para abordar essa questão, foi desenvolvida uma sequência didática que envolveu atividades práticas em sala de aula, na qual os alunos foram incentivados a explorar o tema das nascentes por meio de discussões, elaboração de jogos e maquetes, entrevistas com moradores locais e a produção de um documentário. A metodologia adotada incluiu a introdução de conceitos geográficos e ambientais, além da aplicação de um questionário para avaliar as percepções dos alunos sobre as nascentes em suas comunidades. As aulas foram estruturadas em diferentes etapas, começando com a formulação de perguntas norteadoras e culminando na apresentação dos quatro tipos de recursos educacionais finais, que incluíram documentários, jogos didáticos, maquetes e um mapa virtual e um físico. Os resultados indicaram que a utilização de recursos audiovisuais, como documentários, e a interação com a comunidade local foram eficazes para fomentar a reflexão crítica e o debate sobre a preservação das nascentes. O retorno dado pelos alunos revelou que a diversidade de abordagens metodológicas contribuiu para um aprendizado mais expressivo, permitindo que cada estudante se conectasse com o tema de maneira única. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância da educação ambiental no contexto urbano, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na proteção dos recursos hídricos. Este trabalho não apenas enriquece o campo da educação ambiental, mas também propõe um modelo de ensino que pode ser replicado em outras comunidades, visando à valorização e preservação das nascentes urbanas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectnascentespt_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectabordagem investigativapt_BR
dc.subjectdocumentáriospt_BR
dc.subjectjogos didáticospt_BR
dc.subjectmaquetept_BR
dc.subjectensino de biologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherNascentes Naturaispt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.subject.otherProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.titleAbordagem investigativa na conscientização sobre nascentes em áreas urbanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação - Érica de Oliveira Cambraia - Versão Final - 19 jul 2025.docx.pdf12.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.