Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/84024
Type: | Tese |
Title: | Treino intensivo de objetivos funcionais associado a estratégias de educação de pais na promoção da funcionalidade diária de adolescentes com paralisia cerebral |
Authors: | Aline Martins Feitosa |
First Advisor: | Marina de Brito Brandão |
First Referee: | Clarice Ribeiro Soares Araújo |
Second Referee: | Rejane Vale Gonçalves |
Third Referee: | Maíra Ferreira do Amaral |
metadata.dc.contributor.referee4: | Kátia Maria Penido Bueno |
Abstract: | Adolescentes com paralisia cerebral (PC) podem apresentar limitações para realizar tarefas de autocuidado, domésticas, escolares e lazer. Tais limitações podem implicar na necessidade de cuidados contínuos e complexos, os quais frequentemente resultam em sobrecarga física, emocional e financeira para os cuidadores. Os objetivos do estudo são: comparar os efeitos de um programa de treino intensivo de objetivos funcionais individualizados com os adolescentes associado a estratégias educativas com cuidadores, em relação aos efeitos de um treino intensivo realizado de objetivos funcionais individualizados realizado exclusivamente com os adolescentes. Além disso, objetivou-se compreender a percepção dos adolescentes e de seus cuidadores acerca das intervenções realizadas. Foi conduzido um estudo de método misto, com estratégia de investigação sequencial explicativa, com 21 adolescentes, idades entre 12 a 17 anos, com diagnóstico de PC, e suas respectivas mães. Os adolescentes foram atribuídos aleatoriamente ao Grupo A (n=10) ou Grupo B (n=11) e classificados quanto às suas habilidades motoras grossas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) nos níveis I a IV e quanto às habilidades manuais pelo Sistema de Classificação de Habilidade Manual (MACS) nos níveis I a III. Os adolescentes identificaram seus objetivos funcionais prioritários por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). O treino do grupo A ocorreu com a presença dos adolescentes, presencialmente nos centros de reabilitação, durante 2 semanas, 5 vezes por semana, 3 horas por dia. O treino do grupo B aconteceu com a presença dos adolescentes e suas mães, de forma híbrida, com 5 encontros presenciais de 3 horas/dia no centro de reabilitação, alternando com 5 encontros online com cada mãe/adolescente em casa. Em ambos os grupos, as intervenções totalizaram 30 horas. As medidas de desfechos incluíram as escalas de desempenho e satisfação da COPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - versão computadorizada (PEDI-CAT) e o Dimensions of Mastery Questionnaire (DMQ-18). Os dados foram coletados antes da intervenção (T1), após a intervenção (T2) e 4 meses após a intervenção (T3), por um examinador cegado quanto aos procedimentos de intervenção. Análise de variância (ANOVA) mista testou os efeitos do fator independente grupo e do fator de medidas repetidas para comparação entre os grupos e os diferentes momentos de avaliação. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com todos os adolescentes e suas mães 10 dias após o final da intervenção. As entrevistas foram conduzidas de forma individual e virtual, com gravação de áudio e posterior transcrição. A análise dos dados foi feita por meio da análise de categorias temáticas, utilizando o software MAXQDA. Participantes dos dois grupos apresentaram mudanças significativas nas escalas de desempenho e satisfação da COPM após a intervenção, com manutenção dos resultados após 4 meses. Em relação às atividades diárias (PEDI-CAT), houve efeito interação grupo x tempo, com aumento superior do Grupo B em relação ao Grupo A. Ambos os grupos apresentaram aumento estatisticamente significativo nos escores de habilidades sociais/cognitivas do PEDI-CAT após intervenção, com manutenção após 4 meses. Não houve mudança estatisticamente significativa nos desfechos de mobilidade, responsabilidade ou motivação após a intervenção. Quatro categorias temáticas emergiram na análise do conteúdo das entrevistas: (1) “Expectativas e receios”; (2) “Os desafios no caminho”; (3) “Parcerias no treino”; (4) “Mudança para todos”. Os adolescentes e as mães reportaram suas expectativas, desafios e possibilidades vivenciadas durante o período de intervenção. Eles também informaram sobre as melhoras observadas no desempenho das tarefas treinadas durante a intervenção. Participantes do Grupo B ressaltaram mudanças na rotina diária e nas atitudes das mães para promoção do desempenho funcional de seus filhos após a intervenção. Os resultados do presente estudo apontam para similaridade de efeitos das duas intervenções propostas no desempenho dos adolescentes nos objetivos funcionais treinados durante a intervenção. A participação dos cuidadores facilitou o engajamento dos adolescentes em tarefas diárias, além de diminuir o tempo necessário de intervenção no ambiente clínico. Desafios reportados em ambos em grupos envolveram deslocamento ao centro de reabilitação, necessidade de reorganização da rotina diária das famílias para participarem das intervenções e incômodo dos adolescentes para realizarem filmagens de seu desempenho em casa. Tais informações podem auxiliar adolescentes e familiares a escolherem intervenções efetivas para a promoção da funcionalidade diária que mais se adequem às suas necessidades e preferências. Futuros estudos poderão investigar outros formatos e dosagens de provisão de treino de objetivos funcionais individualizados para adolescentes com PC. |
Abstract: | Adolescents with cerebral palsy (CP) may have limitations in performing self-care, household, school and leisure tasks. Such limitations may imply the need for continuous and complex care, which often results in physical, emotional and financial burden for caregivers. The aims of the study are: to compare the effects of an intensive training of individualized functional goals with adolescents associated with educational strategies with caregivers, in relation to the effects of intensive training of individualized functional goals carried out exclusively with adolescents. Another aim was to understand the perceptions of adolescents and their caregivers regarding the interventions. A mixed-method study was conducted, with an explanatory sequential research strategy, with 21 adolescents, aged between 12 and 17 years, diagnosed with CP, and their respective mothers. Adolescents were randomly assigned to Group A (n=10) or Group B (n=11) and classified for gross motor skills using the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) at levels I to IV and for manual skills using the Manual Ability Classification System (MACS) at levels I to III. Adolescents identified their prioritized functional goals using the Canadian Occupational Performance Measure (COPM). Group A training occurred with the adolescents at the rehabilitation centers for 2 weeks, 5 times a week, 3 hour/day. Group B training took place with the adolescents and their mothers in a hybrid format, with 5 in-person meetings of 3 hours/day at the rehabilitation center, alternating with 5 online meetings with each mother/adolescent at home. In both groups, the interventions lasted 30 hours. Outcome measures included the COPM performance and satisfaction scales, the Pediatric Assessment Inventory of Disability- Computerized version (PEDI-CAT), and the Dimensions of Mastery Questionnaire (DMQ-18). Data were collected before the intervention (T1), after the intervention (T2), and 4 months after the intervention (T3) by an examiner blinded to the intervention procedures. Mixed analysis of variance (ANOVA) tested the effects of the independent group factor and the repeated measures factor to compare groups and assessments. Semi-structured interviews were conducted with all adolescents and their mothers, 10 days after the end of the intervention. The interviews were conducted individually and virtually, with audio recording and subsequent transcription. Data analysis was performed using thematic category analysis using MAXQDA software. Participants in both groups showed significant changes in the COPM performance and satisfaction scales after the intervention, with results maintained after 4 months. Regarding daily activities (PEDI-CAT), there was a group x time interaction effect, with greater improvements in Group B compared to Group A. Both groups showed a statistically significant improvements in PEDI-CAT social/cognitive scores after the intervention, with maintenance after 4 months. There was no statistically significant change in mobility, responsibility or motivation outcomes after the intervention. Four thematic categories emerged from the content analysis of the interviews: (1) “Expectations and fears”; (2) “Challenges along the way”; (3) “Partnership in training”; (4) “Change for everyone”. Adolescents and mothers reported their expectations, challenges, and possibilities experienced with the intervention. They also reported improvements observed in the performance of the tasks trained during the intervention. Participants in Group B highlighted changes in the daily routine and in the mothers' attitudes to promote their children's functional performance after the intervention. The results of the present study indicate similar effects of the two proposed interventions on the adolescents' performance in the functional goals trained during the intervention. The participation of caregivers facilitated the adolescents' engagement in daily tasks, in addition to reducing the time required for intervention in the clinical environment. Challenges reported in both groups were also reported by participants, such as travel to the rehabilitation centers, the need to reorganize the families' daily routine to participate in the interventions and the adolescents' discomfort in filming their performance at home. Such information may help adolescents and their families to choose effective interventions to promote daily functioning that best suit their needs and preferences. Future studies may investigate other formats and dosages of providing individualized functional goal training for adolescents with CP. |
Subject: | Paralisia cerebral Adolescentes Capacidade motora Cuidadores |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84024 |
Issue Date: | 2-Jun-2025 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Aline Martins Feitosa_2025_final.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License