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dc.contributor.advisor1Bruna Cristina da Silva Hudsonpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0437410675971947pt_BR
dc.creatorMaria Helena Rosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561899823559242pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-07T15:10:52Z-
dc.date.available2025-08-07T15:10:52Z-
dc.date.issued2025-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84153-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how school inclusion of students with disabilities is carried out in the municipality of Itabirito, Minas Gerais. The proposal was to investigate, within the school context, whether inclusion occurs from an inclusive perspective, examining whether the work developed is based on innovation, respect, understanding, and the recognition of education as a right for all, ensuring that everyone is educated together. The study sought to explore the boundaries between the rights and duties of students with disabilities and the protection guaranteed by law, also analyzing how guidance is provided to those involved in the inclusion process across various school and social activities, in a way that respects differences and ensures the right to a specialized professional for a quality education. To this end, the methodology used was an interview with the coordinator of the Municipal Center for Specialized Educational Services (CMAEE). The results indicated that, in the municipality, school inclusion is developed based on values, principles, and laws, establishing a quality inclusive education, although it is acknowledged that further progress is still needed. It is concluded that the performance of Special Education depends on public policies that restructure and strengthen inclusive education, making it essential to understand the actions the municipality has been developing to ensure this right for included students.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo compreender como é realizada a inclusão escolar de estudantes com deficiência no município de Itabirito, Minas Gerais. A proposta foi investigar, no contexto escolar, se a inclusão ocorre na perspectiva inclusiva, verificando se o trabalho desenvolvido é pautado na inovação, no respeito, na compreensão e no reconhecimento da educação como direito de todos, garantindo que todos sejam educados juntos. Buscou-se explorar os limites entre direitos e deveres dos estudantes com deficiência e a proteção assegurada por lei, analisando também como ocorre a orientação dos envolvidos no processo de inclusão nas diversas atividades escolares e sociais, de forma a respeitar as diferenças e assegurar o direito a um profissional específico para garantir uma educação de qualidade. Para tanto, foi utilizada como metodologia a realização de uma entrevista com a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). Os resultados indicaram que, no município, a inclusão escolar se desenvolve com base em valores, princípios e leis, configurando uma educação inclusiva de qualidade, embora reconheça-se que ainda há avanços necessários. Conclui-se que o desempenho da Educação Especial depende de políticas públicas que reestruturem e fortaleçam a educação inclusiva, sendo fundamental compreender as ações que o município vem desenvolvendo para assegurar esse direito ao estudante incluído.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação Especial em Itabiritopt_BR
dc.subjectDireitos dos estudantespt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titlePolíticas e práticas da educação especial no município de Itabirito – Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

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